Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Com o objetivo de combater o avanço do novo coronavírus e aumentar o isolamento social, o Governo do Estado de São Paulo antecipou para o dia 25 de maio, o feriado da Revolução Constitucionalista, que ocorreria normalmente amanhã, quinta-feira, dia 9 de julho.

Por conta disso, nesta quinta-feira será dia útil normalmente em todo o estado de São Paulo, incluindo as regiões de Araçatuba e Andradina. Será a primeira vez desde 1996, ano anterior ao que foi instituída a data como feriado estadual através de lei sancionada pelo então governador Mário Covas (PSDB) em 5 de março de 1997, que o dia 9 de julho será um dia como outro qualquer.

Em maio, a antecipação do feriado estadual ocorreu para aumentar os índices de isolamento social, considerados muito baixos em todos os municípios do estado. A ideia surgiu após a cidade de São Paulo organizar um “feriadão” prolongado antecipando datas municipais como Consciência Negra (20 de novembro) e Corpus Christi (11 de junho) para os dias 20 e 21 de maio respectivamente, com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas por praticamente uma semana, começando o feriado na quarta, emendando a sexta-feira, e terminando apenas no domingo. Na época, a Capital Paulista era o principal epicentro da pandemia de covid-19.

Para aumentar o período de feriado e, consequentemente, também o isolamento social, o governador João Dória enviou projeto para a Assembleia Legislativa do estado para antecipar o feriado estadual do calendário, no caso, o dia 9 de julho, data em que se recorda a Revolução Constitucionalista de 1932. Aprovado pela Alesp, o feriado foi antecipado em todo o estado para o dia 25 de maio, uma segunda-feira, aumentando consequentemente em mais um dia o prolongamento do feriado paulistano.

Serviço

Por conta da antecipação, nesta quinta-feira todos os serviços vão funcionar normalmente em toda a região. Em Araçatuba, as agências bancárias abrirão em seu novo horário normal, das 10h às 14h. As agências do Correios também vão funcionar normalmente das 9h às 17h.

A TUA, Transportes Urbanos Araçatuba, seguirá operando o transporte público coletivo entre 5h50 e 9h20; 11h20 e 14h20; e 16h20 e 18h20.

Os supermercados seguirão seus horários normais, o mesmo ocorrendo com as ópticas, que seguem podendo funcionar dentro dos serviços essenciais permitidos.

Em nota enviada à reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, a prefeitura municipal de Araçatuba confirmou que os serviços e as repartições municipais seguirão funcionando na quinta-feira, assim, como, os serviços que não param como Guarda Municipal, SAMU, Pronto-Socorro Municipal, dentre outros.

O comércio não essencial, serviços e shoppings de Araçatuba seguem proibidos de funcionar após a regressão do município e da região para a fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo de flexibilização da economia. Uma nova atualização do plano está prevista para sexta-feira.

Andradina

Já em Andradina, por exemplo, também seguirão funcionando as lojas do comércio das 10h às 16h, horário definido em decreto pela prefeitura na última semana.

O Oeste Plaza Shopping abrirá das 12h às 20h, enquanto o serviço de estacionamento rotativo estará funcionando das 8h às 16h.

Repartições municipais funcionam normalmente, bem como os serviços essenciais.


Compartilhe esta notícia!