Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO -ARAÇATUBA

O Ministério da Saúde autorizou a utilização do prédio da UPA do Umuarama, em Araçatuba, como um Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19. O local já começará a funcionar a partir de hoje, quinta-feira.

O local será destinado exclusivamente para o atendimento de pacientes com síndrome gripal, com sintomas leves e atuará como auxiliar às Unidades Básicas de Saúde

Serão feitos atendimentos como acolhimento com classificação de risco, consulta médica, medicação, observação para casos leves, procedimentos de enfermagem e encaminhamento dos casos de maior risco ao Pronto Socorro Municipal.

O Centro de Atendimento também fará coleta de exames para identificar Covid-19 através de teste rápido e PCR. Os exames serão realizados somente em pacientes notificados à Vigilância Epidemiológica, em monitoramento e agendados previamente pelo serviço.

Histórico

O prédio da UPA do bairro Umuarama foi inaugurado em 2016, durante o último ano de mandato do ex-prefeito Cido Sério, na época, no PT. O local, porém, seguiu sem mobiliário e nunca chegou a ser utilizado.

Em 2017, na administração do prefeito Dilador Borges (PSDB), foi feito o pedido para transformar a UPA em Unidade Básica de Saúde, e desde então aguardava autorização do Ministério da Saúde para colocar o local em funcionamento.

Santa Casa de Birigui ganha mais 14 leitos de UTI

UTI Covid Birigui (2)

Foi entregue nesta quarta-feira a nova UTI covid da Santa Casa de Misericórdia de Birigui. O espaço terá capacidade para acolher até 14 pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus e que necessitem de internação.

Todos os novos leitos de UTI da Santa Casa de Birigui vão contar com ventiladores mecânicos, enviados pelo governo de São Paulo, conquistados por intermédio do deputado estadual Roque Barbieri.

O assessor do deputado, Jair Brás, esteve presente na inauguração da nova UTI covid. Além dele, também visitaram o local o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, o presidente da Santa Casa de Birigui, Cláudio Castelão Lopes, o chefe de gabinete Aladim José Martins, e a secretária adjunta de administração, Tânia Gimenez.

O prefeito Cristiano Salmeirão parabenizou todos os envolvidos na instalação da nova UTI, que aumenta a capacidade hospitalar de Birigui. “Parabéns pelo trabalho dos profissionais envolvidos. Vivemos um momento crítico com relação a covid. Esse novo espaço chega para melhor atender os pacientes que tratam desta doença”, falou o chefe do Executivo.

“Estamos unidos para enfrentar essa doença. Agradeço aos que ajudaram, aos que fizeram doações e aos profissionais da saúde que estão na linha de frente neste momento delicado”, completou o prefeito de Birigui.


Compartilhe esta notícia!