Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A Santa Casa de Araçatuba anunciou ontem o recebimento de mais 10 novos respiradores provenientes do governo do estado de São Paulo. A entrega foi feita na última quarta-feira, dia 17. Foi o segundo lote de equipamentos enviado pelo governo paulista. O primeiro também tinha 10 aparelhos e foi enviado no dia 11 de junho, totalizando 20 novos respiradores.

Segundo apurou a reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, estes 10 novos respiradores servirão para atender exclusivamente as UTIs Covid do hospital filantrópico araçatubense.

Com os respiradores enviados na semana passada, a Santa Casa ampliou de 42 para 68 o número de leitos específicos para tratamento de covid-19. Especificamente na UTI, o aumento de leitos foi de mais de 100%, de 9 para 19.

Antes desta remessa dupla enviada pelo governo, a Santa Casa já contava com 47 respiradores nas demais UTIs do local (Geral Adultos, Coronariana, Neonatal e Neonatal e Pediátrica). Estes aparelhos eram deslocados para a UTI Covid conforme a necessidade. Com os 20 novos aparelhos, o hospital passa a contar com 67 respiradores, e os 19 leitos de UTI dedicados ao tratamento de coronavírus passam a contar com aparelhos próprios.

Os respiradores são da marca Biovent e foram importados da Turquia. “São equipamentos de excelente qualidade e de última tecnologia que trazem garantia de atendimento seguro à população de Araçatuba e das cidades da região”, explica o infectologista e intensivista Fábio Bombarda, diretor clínico da Santa Casa.

De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, os respiradores que foram enviados para a Santa Casa de Araçatuba e dezenas de hospitais de várias regiões do Estado de São Paulo, foram distribuídos de forma técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde.

A Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba é referência no atendimento de pacientes de 40 municípios da região. De acordo com o diretor clínico Fábio Bombarda, a disponibilidade de leitos e equipamentos destinados ao tratamento de pacientes relacionados a covid, “trazem segurança para a população e estamos muito contentes em poder oferecer um atendimento cada vez com mais qualidade à população”.

Ocupação

Os leitos de enfermaria e UTI específicos para covid-19 na Santa Casa apresentam 42% de ocupação, segundo dados divulgados pelo hospital na tarde de ontem.

Até a atualização do boletim eram 28 pacientes internados, sendo 11 casos suspeitos e outros 17 casos confirmados de coronavírus. 17 dos 49 leitos de isolamento estão ocupados, enquanto 11 das 19 UTIs estão preenchidas por pacientes em tratamento.

Duas mortes

A Santa Casa também informou duas mortes ocorridas ontem em decorrência da covid-19, ambas de mulheres de Araçatuba.

A primeira delas morreu às 6h57 de ontem, tinha 82 anos de idade, possuía outras comorbidades e estava internada desde o dia 2 de junho.

A segunda tinha 67 anos, faleceu ontem às 10h50, possuía outras comorbidades e estava internada desde o dia 30 de maio.

Casos

Araçatuba bateu recorde de casos e registrou 35 novos pacientes positivados para o coronavírus em 24 horas, segundo boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Araçatuba na tarde de ontem.

Com estes novos registros de casos e mortes, Araçatuba passou para 386 casos da doença e 13 mortes.

Foram registradas 72 pessoas que se curaram da doença no boletim divulgado ontem. Agora são 223 curados da covid-19 ao todo no município.


Compartilhe esta notícia!