Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Em reunião por videoconferência do Conselho Municipalista composto pelos prefeitos das principais cidades do estado, o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), propôs que as lojas do comércio fechem às segundas-feiras, mas que, em contrapartida, possam abrir por 5 horas de terça à sábado. O secretário de desenvolvimento regional do estado, Marco Vinholi, participou do encontro virtual.

A ideia do mandatário rio-pretense foi aceita por unanimidade pelos prefeitos participantes da reunião e será apresentada ao Comitê estadual de combate ao coronavírus e ao governador João Dória (PSDB). A intenção é que a mudança ocorra ainda nesta semana.

Segundo Edinho, a mudança provocaria menos aglomeração nas lojas, além de aumentar um dia de isolamento social. “Com uma hora a mais de funcionamento diário, diminuímos o fluxo de pessoas ao mesmo tempo no comércio de rua e shoppings, e ainda ganhamos dois dias com baixa movimentação de pessoas (domingo e segunda)”, explicou.

Em Araçatuba, as lojas estão funcionando de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. No total, são 24 horas semanais de funcionamento atualmente. Caso ocorresse a mudança, o comércio ganharia uma hora a mais para funcionar semanalmente, mesmo deixando de funcionar às segundas-feiras.

O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, comprometeu-se a encaminhar a proposta imediatamente para análise do governo estadual. A proposta é que as medidas, se autorizadas, passem a vigorar a partir da próxima sexta-feira (19).


Compartilhe esta notícia!