Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Araçatuba tem 56% dos leitos de covid-19 disponíveis no momento. Dos 95 espaços de enfermaria e UTI disponíveis na Santa Casa e no Hospital Unimed, 42 estão ocupados, sendo 25 por pacientes de Araçatuba e 17 por pacientes da região.

O levantamento foi feito pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, baseado nos números divulgados pelos dois principais hospitais da cidade nesta quarta-feira.

A Santa Casa de Araçatuba possui, no momento, 41% de ocupação em seus leitos para tratamento da covid-19. De acordo com boletim divulgado pelo hospital filantrópico no final da tarde desta quarta-feira (17), são 28 pacientes internados com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. Destes, 19 são de Araçatuba e outros 9 são da região. Em todo o hospital, o tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19 ocupa 9% dos espaços.

São 16 pacientes com a confirmação da doença, sendo 8 deles internados no isolamento e outros 5 na UTI adulto, além de 1 paciente internado na UTI neonatal e pediátrica.

Outros 12 pacientes possuem a suspeita da doença, sendo 5 deles internados na enfermaria e 7 na UTI.

Atualmente, a Santa Casa dispõe de 68 leitos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 49 de isolamento e 19 de UTI.

Há a expectativa do anúncio por parte do governo de São Paulo do envio de mais 10 respiradores para Araçatuba, o que possibilitaria um novo aumento nos leitos de UTI do hospital.

Cirurgias eletivas canceladas

Em comunicado assinado pelo diretor técnico da Santa Casa Giulio Stanco Coscina Neto e o administrador Mauro Inácio da Silva, a Santa Casa de Araçatuba informou que cancelou as cirurgias eletivas (aquelas que não são de urgência e emergência). O período do cancelamento não foi informado.

No texto, a direção da Santa Casa justifica a decisão pela importância do tratamento da covid-19, bem como pelo aumento no número de casos e, consequentemente, da taxa de ocupação hospitalar.

Apenas cirurgias de emergência provenientes do pronto-socorro serão realizadas, por enquanto.

Unimed tem ocupação de 51%

O hospital Unimed Araçatuba possui, no momento, 14 pacientes internados entre suspeitos e positivos para o novo coronavírus. O número foi divulgado em boletim divulgado ontem pela assessoria de comunicação do local.

São 6 pacientes com a suspeita da doença, sendo 4 deles em leitos de isolamento e outros 2 na UTI com a utilização de ventilação mecânica.

Dos 8 pacientes com a confirmação do vírus, 3 estão na enfermaria, enquanto 5 estão na UTI, sendo que quatro deles estão intubados e em ventilação mecânica.

O hospital registrou uma morte suspeita de coronavírus na tarde de ontem. Foi de um homem de 95 anos que estava internado desde a última quinta-feira, dia 11. Seu corpo não será sepultado em Araçatuba.

22 casos e 1 óbito

Araçatuba registrou um aumento de 22 casos confirmados de covid-19 em 24 horas, entre a noite de terça-feira e a tarde de quarta-feira, segundo boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde do município na tarde de ontem. Entre segunda e terça, houve recorde no contágio com a confirmação de 30 novos casos.

A cidade passou de 9 para 10 mortes confirmadas pela doença. Uma paciente do sexo feminino, de 89 anos, falecida na última sexta-feira, teve o diagnóstico positivo para doença confirmado em exame.

Atualmente, Araçatuba possui 323 casos positivos do novo coronavírus. 25 destes estão internados na Santa Casa ou no Hospital Unimed. 151 pacientes já estão curados da doença.


Compartilhe esta notícia!