Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Os municípios de Andradina e Penápolis vão abrir bares, restaurantes e salões de beleza a partir de segunda-feira, dia 1º de junho. Mesmo ambas as cidades estando na 2ª fase do chamado “Plano São Paulo” do governo estadual, onde são permitidas a abertura com restrições do comércio e shoppings, além de concessionárias, consultórios e serviços, as duas prefeituras decidiram por abrir estes estabelecimentos se utilizando da autonomia prevista para os prefeitos no plano adotado pelo governador João Dória (PSDB).

Em Andradina, a prefeitura realizou uma live no começo da noite de ontem explicando algumas das regras que estarão em vigor a partir de segunda. A transmissão contou com a presença do secretário de negócio jurídicos de Andradina, Leonardo de Freitas Alves, que fez o anúncio para o público.

Bares e restaurantes deverão respeitar o distanciamento entre as mesas dos clientes. Além disso deverão ter redução no número de mesas e cadeiras no estabelecimento e privilegiar o serviço de pratos prontos. Os salões de beleza deverão manter o controle de pessoas dentro do estabelecimento. A secretaria de saúde de Andradina seguirá monitorando os casos de coronavírus no município.

Segundo decreto publicado pela prefeitura, empresários deverão colocar comunicados informando os clientes sobre as diretrizes de trabalho de cada estabelecimento. Além disso, os estabelecimentos deverão controlar a entrada de clientes e colaboradores com termômetros, mantendo a distância, se possível com barreira física. O comércio em geral deve ter restrição de até 50% de sua capacidade registrava em alvará e manter a distância mínima de 1,5m entre os clientes. É necessário também manter as portas abertas em tempo integral, além de manter a higienização do local.

O empresário deverá utilizar uma quantidade reduzida de empregados, fazendo revezamento de turmas, se possível. O uso permanente de máscaras entre colabores e clientes segue obrigatório.

Em Penápolis, comércio vai abrir 6 horas por dia

Já em Penápolis, além de liberar o funcionamento de comércios, shoppings, imobiliárias, concessionárias e escritórios, o prefeito Célio de Oliveira (Sem Partido) definiu que bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias poderão funcionar. A diferenciação é a definição do tempo.

Em Penápolis, as lojas do comércio funcionarão apenas 6 horas por dia a partir de segunda-feira. A decisão vem do Plano de Retomada Econômica de Penápolis, um documento elaborado pela ACE (Associação Comercial e Empresarial), Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e pelo Garden Shopping de Penápolis, foi aprovado pelo Gabinete de Gerenciamento de Crise Covid-19 de Penápolis.

Para abertura maior, Célio de Oliveira levou em consideração o aumento dos leitos para tratamento de covid-19 com o hospital de campanha que está funcionamento no município.


Compartilhe esta notícia!