Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O feriado estadual antecipado mexeu com o fluxo de pessoas em Araçatuba nesta segunda-feira, porém não impediu que muitos fossem ao centro da cidade em busca dos serviços das agências bancárias, por exemplo. Vias de grande fluxo no centro, como a Luiz Pereira Barreto e a Tiradentes, em locais próximos a farmácias e bancos, mantiveram o fluxo alto de veículos, porém espaços como o calçadão tiveram uma movimentação mais baixa que o normal em comparação aos dias úteis da quarentena.

Com a expectativa de aumentar o índice de isolamento social, o governador João Dória enviou projeto à Assembleia Legislativa no último dia 18 de maio, propondo a antecipação do feriado de 9 de julho. O projeto só foi aprovado na madrugada de sexta-feira, decretando o feriado estadual no dia de ontem.

Mesmo assim, agências bancárias funcionaram normalmente, bem como o vencimento de contas seguiu o seu curso normal no dia de ontem em todo o estado. Com isso, pessoas foram obrigadas a procurar agências bancárias, mesmo no feriado, para colocar as contas em dia.

Ontem também ocorreu o início do pagamento da segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, o que provocou a ida de muitos aposentados, que recebem o piso da previdência de um salário mínimo, às agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e do Banco Mercantil, por exemplo.

Além disso, na Caixa, muitos beneficiários seguem buscando informações sobre as parcelas do auxílio emergencial, que estão sendo pagas pelo governo através do banco. A fila de clientes na frente da agência central na praça Rui Barbosa, apesar de pequena, era constante, não deixando com que a agência ficasse vazia.

Principal via de acesso ao centro da cidade para quem vai da zona sul, a rua Luiz Pereira Barreto tinha movimento considerável de veículos no final da manhã de ontem, quando a reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL esteve no local. O cruzamento com a rua Tiradentes, onde há um semáforo, contava com boa movimentação no momento.

Próximo dali há uma agência bancária, dois estabelecimentos farmacêuticos e uma banca de jornais, todas funcionando normalmente por volta das 11 da manhã.

Na praça Rui Barbosa o movimento de pedestres, porém, era mais baixo do que em dias normais, o mesmo acontecendo com o calçadão da Marechal.

Estabelecimentos que possuem permissão para abrir durante o decreto de quarentena, como ópticas, mantiveram suas portas fechadas nesta segunda-feira.

Em outras vias de grande movimentação de Araçatuba, como as ruas do Fico e Cussy de Almeida, a movimentação de veículos foi mais baixa e o fluxo de pedestres foi menor.

Isolamento segue baixo na região

No último domingo, um dia antes do feriado, as cidades da região ficaram abaixo do índice de isolamento social no estado.

Enquanto o governo estadual divulgou 55% de isolamento na média de todos os 645 municípios paulistas, em Araçatuba os números não passaram dos 45%.

Em Birigui, o índice foi um pouco mais alto, de 49%, mesmo índice verificado em Lins.


Compartilhe esta notícia!