Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Diversos estudos e pesquisas ao redor do mundo mostram que a alimentação interfere de modo significativo nas emoções humanas. Pensando nisso, os setores de Nutrição, Psicologia e Fonoaudiologia do Hospital Neurológico Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), lançaram nesta semana o projeto Nutri Emoções, cujo objetivo é estimular emocionalmente os usuários de forma transdisciplinar.

No projeto, cada terapeuta estimula habilidades cognitivas, psicomotoras, órgãos dos sentidos, prazer, treino de deglutição, mastigação, proporciona a mudança de rotina, trabalha comportamentos, emoções, autonomia, autoestima e socialização. A fonoaudióloga Graziela Moimas Grosso explica que o intuito principal é reviver a memória afetiva dos usuários. A nutricionista Daniela Marino e a psicóloga Rafaela Bocchio também fazem parte do projeto, a primeira selecionando ingredientes e definindo a forma de preparação, e a segunda, abordando aspectos comportamentais dos usuários atendidos, antes, durante e depois da degustação.

As atividades serão desenvolvidas a cada 30 dias, para os usuários com liberação de via oral, e ocorrerá durante a oferta do almoço e jantar, recebendo alimentos diversificados e fora do cardápio habitual pré-estabelecido. Já os usuários sondados receberão os alimentos em pequenas porções colocados nos equipamentos, visando a percepção gustativa.

No primeiro dia do projeto foi oferecida lasanha em três consistências (pastosa, triturada e sólida). O prato foi escolhido pela usuária Rosângela. “Ela nos contou que há pouco tempo separava os domingos para fazer e comer lasanha com a família reunida, e isso nos emocionou muito. No dia que fizemos, ela nos ajudou na preparação, e foi uma emoção tanto pra ela quanto pra nós”, conta Graziela.

“A seleção do alimento ofertado levará em conta relatos de desejos dos usuários e será adaptado a cada tipo de consistência alimentar”, finaliza a fonoaudióloga.


Compartilhe esta notícia!