Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Nesta quarta-feira (13), das 08h às 18h, equipes da GS Inima Samar executarão obra para interligação de rede de água do Reservatório Tiradentes, na rua Tiradentes, no cruzamento com a rua Rio de Janeiro. Esta obra faz parte dos investimentos para melhorias no abastecimento com a  setorização da distribuição de água na cidade.

Com esta obra, vários bairros podem ter problemas de abastecimento, como Antônio Pagan, Aviação, Conjunto Castelo Branco, Conjunto Taane Andraus, Residencial Campos Salles, Fazenda do Estado, Jardim Novo Umuarama, Jardim Paulista, Jardim Santa Luzia, Vila Mendona, parte do Jardim Sumaré, Jardim Universo, Nossa Senhora Aparecida e Vila Aeronáutica.

Essa é a terceira etapa da obra que abrange os sistemas de abastecimento Tiradentes, João Pessoa e Bomtempo, hoje responsáveis pelo abastecimento de 20 bairros.

Além das interligações, também deverão ser instalados 150 novos registros de manobra de redes. “Cada trecho de obra afetará o abastecimento das imediações. Estamos tendo o cuidado de alertar aos moradores com o envio de comunicado de casa em casa, informando o dia e horário de cada manutenção”, destaca o diretor técnico, Rondinaldo de Lima. Os comunicados também informam que os imóveis que possuem caixa d’água não devem ser afetados com as interrupções temporárias.

 

Benefícios

A obra de setorização foi iniciada em abril de 2018. Até agora, já foram instalados mais de 35 quilômetros de novas tubulações. Até o final de 2020, deverão ser concluídos mais 5 quilômetros de novas redes.

Com a obra de setorização, a cidade deverá ser dividida em 42 microssetores. Isso permitirá a gestão mais eficiente do abastecimento da cidade e redução de perdas no sistema, o que significa menos desperdício de água.

 

 

Regiões setorizadas

Os sistemas de abastecimento Jussara, Panorama e Hilda Mandarino já estão setorizados. Na região do Jussara, o primeiro a receber o novo sistema, os resultados foram impactantes. A perda foi reduzida de 40% para 26% (índice registrado em janeiro de 2020). Além do combate ao desperdício, a região também apresentou significante redução nas paradas emergenciais, eliminando as reclamações por falta d’água. Agora o bairro possui monitoramento de pressão de redes 24 horas por dia o que permite o maior controle e prevenção de riscos emergenciais.


Compartilhe esta notícia!