Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A obrigatoriedade do uso de máscaras para evitar o contágio pelo novo coronavírus já é uma realidade desde a última quinta-feira, dia 7, quando passou a valer decreto imposto pelo governo do estado de São Paulo.

Com grande parte das pessoas cumprindo o decreto nas ruas de Araçatuba, notou-se ocorrer mais frequentemente um problema, específico às pessoas que necessitam utilizar os óculos de grau para realizar as suas atividades do dia a dia, ou até mesmo para quem necessita dos óculos de sol para proteger os olhos da claridade. Desacostumados ao uso de máscaras como utensílio diário, muitos passaram a reclamar do constante embaçamento das lentes, já que o ato de respirar com o rosto protegido pela máscara, faz com que o gás carbônico liberado na expiração embace as lentes dos óculos.

Em conversa com a reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL e da Clube FM Araçatuba, o empresário César Braga, dono de óptica no município, afirmou que vem recebendo através das redes sociais muitos pedidos de dicas ou informações sobre a forma correta de utilização das máscaras quando se é necessário estar com os óculos. “Diariamente por telefone, ou até mesmo pelo instagram, pelas redes sociais, o pessoal pergunta qual é a melhor forma, a forma correta de usar os óculos e a máscara sem fazer aquele embaçamento né”, disse.

De acordo com César, uma boa dica para manter a máscara firme no rosto para que ela não embace os óculos é utilizando um dilatador nasal, uma espécie de adesivo que serve para a melhora da respiração e que é muito utilizado por atletas. “Se você quer um conforto maior você vai adquirir o dilatador nasal e você vai fixar ele também sobre o seu nasal e você apoia a sua armação sobre o dilatador”, afirmou César, que lembrou que esta dica é mais eficiente para pessoas que usam a armação de acetato, que não possui plaqueta, a peça que encaixa no nariz quando se coloca os óculos.

Os usuários que já possuem esse tipo de armação com plaqueta, o mais recomendável é fixar bem a máscara e colocar os óculos por cima, de modo a pressionar a máscara no rosto, para que a expiração não saia. “Quando você colocar os óculos, ele sendo de metal ou acetato, você vai primeiro colocar a sua máscara, adaptar o elástico certinho, deixa ela o mais firme possível, e você vai colocar os seus óculos, ele sendo de plaqueta ou sendo de acetato, sobre a máscara, ou seja, você vai apoiar no seu nasal”, disse César, que também afirmou que esta opção também funciona para armações de acetato, caso o usuário não queira adquirir o dilatador.

Para o caso dos óculos, ainda sim, embaçarem em algum momento, César Braga afirma que não é recomendável utilizar vários tipos de produtos para limpar as lentes. “A forma correta de você limpar os seus óculos ainda é a água e o detergente neutro, não tem outro produto. Se os seus óculos sujaram é como se você fosse escovar os seus dentes, água, detergente neutro, e papel higiênico bem fininho, não tem outra forma, não adianta ficar inventando, passar álcool, querosene, acetona, sabonete, também não é com toalha, não é com guardanapo, não é na camiseta, isso só vai piorar e você vai estar riscando as suas lentes, você vai estar engordurando os seus óculos”, explicou.


Compartilhe esta notícia!