Home Cidades Araçatuba Cetesb beneficia coletores e municípios com ações durante a quarentena

Cetesb beneficia coletores e municípios com ações durante a quarentena

3 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Preocupada com a saúde nestes tempos de pandemia do novo coronavírus, a Cetesb, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, está recomendando a interrupção da coleta seletiva de materiais recicláveis durante a coleta de resíduos sólidos urbanos. A recomendação durará até o fim do estado de calamidade pública gerado pela pandemia e decretado pelo governo federal até 31 de dezembro.

A decisão foi tomada ao mesmo tempo em que a Diretoria Colegiada estabeleceu procedimento para análise de Relatórios Anuais de Resultados de 2020 de sistemas de logística reversa que atuam no formato de estruturação e apoio a cooperativas de catadores, em face da decretação de estado de emergência devido à Covid-19.

Durante esse período, o sistema de logística reversa deve continuar a investir nas cooperativas, no mínimo, os mesmos valores pecuniários que vinham sendo investidos na média dos 6 meses precedentes, em forma de remuneração direta aos cooperados, ou outra forma de assistência que seja complementar às medidas de assistência social adotadas pelos governos municipal, estadual ou federal em relação a esse grupo social.

A decisão busca reduzir o risco de desmobilização e desestruturação de cooperativas que realizam a coleta e a triagem de resíduos recicláveis em decorrência da pandemia.

Ação da Companhia neste mês beneficiou Araçatuba

Mesmo durante a pandemia, a Cetesb segue mantendo o trabalho e uma das decisões, tomada neste mês, beneficiou o município de Araçatuba, como a autorização para o início da operação de aterramento sanitário de lixo domiciliar em nova célula instalada no aterro municipal.

O documento confere licença de operação da área ampliada, com validade de um ano e quatro meses, e vai até agosto de 2021, e proporcionou uma área maior para descarte de resíduos sólidos em Araçatuba.


Compartilhe esta notícia!