Home Cidades Araçatuba Araçatuba já tem mais de 1,5 mil casos de dengue

Araçatuba já tem mais de 1,5 mil casos de dengue

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Araçatuba já acumula, só no primeiro quadrimestre deste ano, 1.511 casos de dengue. O número supera o total de confirmações da doença observado na cidade em anos anteriores, como 2016 (694), 2017 (103) e 2018 (47).

No ano passado, Araçatuba contabilizou 7.879 pessoas infectadas, o maior contingente desde 2011, quando o município viveu uma epidemia, com 11.509 casos.

De acordo com números divulgados ontem pela Vigilância  Epidemiológica do Município, apesar do número elevado em 2020, a maior parte foi confirmada em fevereiro e março, quando a cidade totalizou 587 e 593 casos, respectivamente. Abril, que termina na próxima semana, teve uma ligeira queda. Foram 55 casos, até o momento. Em janeiro, foram 276.

Não houve registros de óbitos até agora – ano passado, teve uma morte. Do total de casos confirmados neste ano, três foram importados, ou seja, não foram adquiridos em Araçatuba. As pessoas foram piadas pelo Aedes Aegypti em Bauru, Guararapes e Itanhaém.

OUTRAS DOENÇAS

A exemplo dos anos anteriores, a cidade segue sem registrar casos de zika vírus, outra doença provocada pelo mosquito transmissor da dengue. Todos as dez confirmações dessa doença em Araçatuba, até hoje, ocorreram em 2016.

Em relação à Chikungunya, outra doença que também tem o Aedes como causador, não há registros desde 2018.

ARRASTÃO

Apesar de as atenções das autoridades de saúde, neste momento, estarem focadas no combate ao coronavírus, equipes do setor procuram conscientizar a população sobre a dengue. Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde fez uma série de ações em bairros com maior número de casos da doença em Araçatuba.

Dos dias 11 a 17, carros de som passaram orientando os moradores a retirarem materiais inservíveis de suas casas, entre eles os que acumulam água.

CORONAVÍRUS

Já as visitas casa a casa seguem protocolos de prevenção à Covid-19 (coronavírus), com distância mínima de dois metros entre o agente e o morador. As ações vêm sendo feitas nos quintais ou áreas externas das casas, evitando que o agente entre na casa do morador.

Outra atividade no combate à dengue foi o bloqueio de transmissão nos bairros Umuarama e Jardim Sumaré. Nesses locais, os agentes foram às casas e solicitaram aos moradores a retirada de materiais ou recipientes que estejam acumulando água ou mesmo com larvas. Ao mesmo tempo, fizeram a nebulização costal no exterior das casas.

Até o momento, Araçatuba tem 51 casos confirmados de coronavírus, com dois óbitos confirmados – o segundo foi de uma paciente de 97 anos, internada na Santa Casa, morta na tarde da última quinta-feira.


Compartilhe esta notícia!