Home Cidades Araçatuba Araçatuba registra duas mortes por suspeita de coronavírus

Araçatuba registra duas mortes por suspeita de coronavírus

10 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

 

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

A primeira confirmação foi informada na manhã dessa segunda-feira pela Santa Casa. De acordo com a direção técnica do hospital, o óbito de um paciente de 43 anos, que estava internado desde a última quarta-feira, foi registrado às 19h30 de domingo. Ele apresentava quadro de insuficiência respiratória e patologias e comorbidades eram investigadas. Como não viajou, seu caso era considerado não importado.

Materiais dele foram coletados para investigação no Laboratório São Paulo (em Araçatuba) e no Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista, conforme protocolo adotado em pacientes com sintomas de influenza e durante a pandemia de coronavírus. Somente após a conclusão desses exames, será possível confirmar se o paciente estava, ou não, com covid-19.

Outra morte suspeita ocorreu ontem de manhã, no Hospital Central. Foi uma mulher de 82 ano. O caso dela também não era considerado importado.

Já o Hospital Unimed informou que o paciente de 66 anos, falecido no último dia 5 e que havia sido notificado como morte suspeita de covid-19, teve resultado negativo em seu exame.

De acordo com balanço divulgado ontem pela Vigilância Epidemiológica do Município, Araçatuba tem, atualmente, 22 casos positivos de coronavírus. Desde o início da pandemia, 55 tiveram resultado negativo nos exames. Outros 75 aguardam resultados de exames para confirmação da doença.

Após contratar o Laboratório São Paulo para agilizar a realização dos testes, a Prefeitura de Araçatuba publica hoje a contratação da Priom Tecnologia em Equipamentos para a locação de aparelho monitor multiparâmetro. Esse equipamento lê os sinais vitais do paciente, indicando à equipe médica, por meio de informações na tela, em tempo real, a atual condição de saúde do paciente. O aparelho é obrigatório em unidades de emergência. Pelo fato de a cidade estar em emergência para a saúde pública, a contratação foi feita sem licitação.

INTERNAÇÕES

Juntos, os hospitais Unimed e da Santa Casa somam 18 internações.

No hospital particular, são 11, sendo seis com suspeita do novo coronavírus no isolamento de internação. Dos cinco que estão na UTI Adulto, um está intubado e em ventilação mecânica com confirmação da doença e dois permanecem internados, mas sem esses cuidados. Há ainda um paciente intubado e em ventilação mecânica aguardando o resultado da contraprova no Instituto Adolfo Lutz e outro com suspeita da doença.

Na Santa Casa, são sete internados. Há dois homens, de 60 e 63 anos, e duas mulheres, de 57 e 59, todos moradores de Araçatuba, que aguardam resultados de exames. Em todos estes casos, os quadros clínicos são estáveis. Na UTI Geral Adultos, há uma mulher de 43 anos, de Ilha Solteira, à espera do resultado de exame, com quadro grave, mesmo estado no qual se encontra uma paciente de 83. Por fim, um bebê de dois meses, de Avanhandava, internado na semana passada, está na UTI Neonatal e Pediátrica, em estado grave.

 

Primeira morte por coronavírus é confirmada em Lins

A Prefeitura de Lins confirmou, na tarde de ontem, a primeira morte por coronavírus na cidade.

A vítima foi o José Solfa Júnior, de 64 anos de idade. Ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e não resistiu, vindo a óbito na noite de domingo.

De acordo com a administração municipal, o exame da vítima já havia positivado em um laboratório particular e foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo.

BIRIGUI

Em Birigui, três óbitos suspeitos da doença estão sob investigação. Além dessas, outra morte teve resultado negativo para a doença. No total, a cidade tem cinco casos positivos de covid-19. O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde ainda traz 15 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e 48 casos de Síndrome Gripal (sintomas gripais leves com indicação de isolamento domiciliar).

ANDRADINA

Em Andradina, o número de casos suspeitos chegou a 88, mas seis já foram descartados, ou seja, não se enquadram em critérios do Ministério da Saúde para a confirmação da doença. Lá, também não houve nenhuma morte por coronavírus.

PENÁPOLIS

Em Penápolis, foi registrado o terceiro óbito em investigação por Covid-19. Trata-se de um paciente do sexo masculino de 87 anos que estava internando na Santa Casa. Ele foi notificado oficialmente com coleta de exame Swab para diagnóstico da SARS – Cov 2 e encaminhamento ao laboratório Adolfo Lutz.

Até o momento, a cidade registra um óbito confirmado de Covid-19 (homem, 53 anos) e três óbitos em investigação (três homens, 92, 69 e 87 anos). Três casos positivos aguardam a contraprova de exame pelo Laboratório Adolfo Lutz. Esses pacientes estão recuperados e já receberam alta hospitalar. Outros oito casos suspeitos aguardam resultado do exame laboratorial. Do total de notificados, 18 casos foram descartados.

TRÊS LAGOAS

Já a Prefeitura de Três Lagoas (MS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que o número de casos notificados chegou a 65, sendo que, destes, três estão sendo investigados, 49 já foram descartados, dois excluídos e 11 casos confirmados.

Nenhuma morte foi registrada em Três Lagoas por conta do Coronavírus.

BRASIL

Em todo o Brasil, até as 19h30 de ontem, o número chegava a 1.328, enquanto o de casos, 23 mil.


Compartilhe esta notícia!