Home Cidades Araçatuba Prefeitura fará nebulização e arrastão para combater a dengue em Araçatuba

Prefeitura fará nebulização e arrastão para combater a dengue em Araçatuba

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Por conta do rápido aumento nos casos de dengue nas últimas semanas, a Prefeitura de Araçatuba anunciou que fará um arrastão nos bairros que concentram o maior número de casos da doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti. O trabalho começa amanhã, em pleno sábado de Aleluia, e será primeiramente realizado nos bairros das áreas 1 e 2, na zona oeste de Araçatuba, que é a mais preocupante, conforme o jornal O LIBERAL REGIONAL havia noticiado na edição do último domingo, dia 5.

Em bairros como Planalto, Monte Carlo, Palmeiras, Casa Nova, Alto da Boa Vista e adjacentes, um carro de som da prefeitura vai passar amanhã avisando aos moradores destes locais para que façam a retirada de materiais inservíveis de suas residências, principalmente os que podem acumular água, e deixem na frente das casas.

Após este trabalho, nos dias 13 e 14, segunda e terça-feira, um caminhão da prefeitura passará por estes bairros recolhendo este material. Nos mesmos dias, a equipe de controle de endemias, além de agentes comunitários de saúde, vão dar orientações aos moradores sobre o trabalho de nebulização. As visitas respeitarão as regras de isolamento orientadas pela OMS por conta da pandemia do coronavírus e acontecerão apenas nos quintais ou na área externa das residências.

Já nos dias 15, 16 e 17 acontecerá a nebulização, que será feita por agentes de saúde com veículos apropriados. Este trabalho será feito a partir das 18h30 e contará com acompanhamento da Guarda Civil Municipal e da Sucen, a Superintendência de Controle de Endemias.

O mesmo trabalho acontecerá na área 3, que compreende bairros como Novo Paraíso, Amizade, Dona Amélia, dentre outros. Nesta área, o carro de som passará nos dias 13 e 14, a coleta de materiais acontecerá entre o dia 15 e o dia 17, e a nebulização ocorrerá entre os dias 22 e 24 de abril.

A prefeitura também fará um bloqueio de transmissão nos bairros Umuarama e Jardim Sumaré, que também registram muitos casos. Entre os dias 13 e 24 de abril, os agentes irão às casas dos moradores solicitando a retirada de recipientes ou materiais que acumulem água, além de fazer a nebulização costal no exterior da casa.

Araçatuba tem salto nos casos de dengue em menos de uma semana

Conforme o último balanço divulgado na quarta-feira pela Vigilância Epidemiológica, Araçatuba chegou a 1.115 casos de dengue. São 246 casos a mais do que o que havia sido registrado no último boletim, divulgado há uma semana, quando haviam sido contabilizados 869 casos, um aumento de 28,3%.

O bairro Umuarama continua sendo o que registra o maior número de casos de dengue em Araçatuba em 2020, são 51 até o momento.

Na zona oeste, onde há o maior número de casos, o bairro Boa Vista registra 39 ocorrências, os bairros Paraiso e Palmeiras registram 36 cada um, o Jardim Presidente possui 29 casos, Monte Carlo tem 23, enquanto o Alto da Boa Vida tem 16.


Compartilhe esta notícia!