Home Cidades Araçatuba Araçatuba mais que duplica casos de dengue no mês em uma semana

Araçatuba mais que duplica casos de dengue no mês em uma semana

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Araçatuba registrou 95 casos de dengue somente nesta semana. É o que aponta levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica da cidade e divulgado ontem pela Prefeitura Municipal de Araçatuba. O número é maior do que o total de casos que haviam sido registrados no mês de março até a última semana.
No penúltimo levantamento divulgado na última segunda-feira, Araçatuba registrava 71 casos de dengue no mês de março. Com a nova atualização feita ontem, o número saltou para 166 casos neste mês até aqui. Um aumento de 133% em apenas uma semana.
Os números ainda são menores do que os registrados nos meses anteriores. Janeiro fechou com 255 casos, enquanto fevereiro contou com 246 ocorrências de dengue. Em todo o ano de 2020, Araçatuba tem agora 667 casos da doença.
Dos casos registrados este ano, dois foram importados, ambos em janeiro. No terceiro dia do ano foi registrado na cidade o caso de uma pessoa moradora de Itanhaém, enquanto no dia 4 foi registrado um caso importado de Guararapes.
No ano passado, o segundo com maior número de casos de dengue da série histórica iniciada em 1998, o pico de casos aconteceu nos meses de março, abril e maio, quando foram registrados 1.054, 1.714 e 2.997 casos, respectivamente, sendo que em maio foi registrada a única morte por conta da doença em Araçatuba. O número total de casos ao final do ano foi de 7.879.
Sem zika vírus e chikungunya
O levantamento divulgado pela Prefeitura aponta que a cidade está zerada em casos de Zika Vírus e Chikungunya, doenças que também são provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.
Araçatuba não registra casos de zika desde 2016, quando 10 pessoas tiveram a doença na cidade. Quanto à Chikungunya, desde 2018 o município não registra casos. Naquele ano, 5 pessoas contrariam a enfermidade.
Mais de 350 acidentes com escorpião
A Prefeitura também divulgou um aumento nos casos de acidentes com escorpião. Foram 22 ocorrências ao longo da semana, aumentando de 333 para 355 casos na cidade em 2020.
O aumento de casos foi de 6,6% em relação ao levantamento anterior. A media, até aqui, é de 4,1 casos por dia em Araçatuba neste ano.


Compartilhe esta notícia!