Home Cidades Araçatuba Devido à alta procura, vacinas acabam pela segunda vez em uma semana

Devido à alta procura, vacinas acabam pela segunda vez em uma semana

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Com a alta procura e o grande sucesso da vacinação nas escolas e shoppings, acabou no final da manhã de ontem a segunda leva de vacinas contra a gripe que havia chegado à Araçatuba na última quarta-feira. Conforme números divulgados pela assessoria de imprensa da Prefeitura, até quarta-feira, dia 25, foram aplicadas 15.500 doses da vacina, imunizando 46% dos idosos acima de 60 anos de idade, e 51% dos trabalhadores da saúde. Com a vacinação realizada na manhã desta quinta-feira, o número de pessoas imunizadas chegou a, aproximadamente, 21 mil.

Araçatuba possui cerca de 28 mil idosos e 6 mil trabalhadores da saúde, totalizando 34 mil pessoas que formam o primeiro público alvo da campanha, que foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido à pandemia do novo coronavírus. A vacina protege apenas contra os vírus Influenza e H1N1, causadores da gripe, mas o objetivo da antecipação foi a diminuição no número de pessoas com problemas respiratórios nos próximos meses. A meta da Secretaria de Saúde de Araçatuba é imunizar pelo menos 90% do público alvo.

O período de quarentena e a pandemia provocaram uma verdadeira corrida aos postos de vacinação desde a última segunda-feira. Foi tanto que, no primeiro dia, parte das 10 mil doses enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, já haviam acabado em várias Unidades Básicas de Saúde. Na manhã de terça-feira toda a remessa se esgotou, e havia a previsão da chegada de uma nova leva apenas na quinta-feira.

Devido à alta procura, porém, a Prefeitura de Araçatuba conseguiu com que a segunda remessa, desta vez com 11 mil doses, fosse enviada ainda na quarta-feira e a vacinação começou na tarde do mesmo dia, já com novos locais disponíveis como escolas da rede municipal e os dois shoppings da cidade, que fizeram a vacinação na modalidade drive-thru, dentro dos carros e evitando a aglomeração de pessoas em filas, além das UBSs, que já estavam realizando a imunização desde a última segunda-feira.

Uma terceira remessa de vacinas deve chegar ainda hoje à cidade para que seja feita a sequência da vacinação do público alvo da campanha. A partir da próxima segunda-feira, dia 30, também serão imunizados os agentes de Segurança Pública, conforme já anunciado pelo Governador do Estado, João Dória (PSDB), nesta semana.


Compartilhe esta notícia!