Home Cidades Araçatuba Profissionais da região aderem à campanha ‘Fique em casa’

Profissionais da região aderem à campanha ‘Fique em casa’

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

Vitor Moretti – Araçatuba

Após a decretação da quarentena por 15 dias em todo o estado de São Paulo, profissionais da saúde e da Polícia Militar endossaram a campanha ‘Fique em casa’. Pelas redes sociais, as corporações fazem a divulgação de que enquanto a população se resguarda, esses profissionais cuidarão dela.
Pela primeira vez, o mundo enfrenta uma pandemia viral na era das redes sociais. E elas têm tido papel importante para alertar as pessoas a respeito do novo coronavírus, claro, sem cair nas chamadas ‘fake news’.
A campanha, que começou no exterior, já ganhou os estados brasileiros. No Rio Grande do Norte, por exemplo, profissionais da saúde seguraram, cartazes com os dizes “Nós estamos aqui por vocês, por favor fiquem em casa por nós”.
O isolamento social atualmente é a melhor medida, segundo os especialistas, para achatar a curva de contágio do vírus. Em Araçatuba, os policiais militares do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior) também aderiram á campanha virtual. Ao todo, 11 PMs, cada um segurando um cartaz, posaram para a foto com a mesma frase. O ato causou grande impacto na internet com palavras de apoio à categoria.
A mesma mensagem dos trabalhadores – enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem – também pôde ser vista em redes sociais de cidadãos norte-americanos. Em Natal, profissionais do maior hospital de urgência e emergência, o Monsenhor Walfredo Gurgel, iniciaram o movimento que foi seguido nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Rio Grande.

DAS JANELAS
Na noite de sexta-feira (20), muitos moradores foram às janelas de casas e apartamentos aplaudir os profissionais em um ato marcado pelas redes sociais. A jornalista Roselana Aguiar, assessora de imprensa da Santa Casa de Araçatuba, publicou em sua rede social um vídeo de pouco mais de dois minutos onde reconheceu o trabalho e a coragem dos profissionais da saúde nesse momento tão difícil. A mesma atitude foi tomada por outros internautas de Araçatuba.
No Rio de Janeiro, funcionários da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), principal instituição brasileira de ciência e tecnologia em saúde, entraram na campanha. Quatro integrantes do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) interromperam momentaneamente suas atividades para tirar uma foto com cartazes que formam as duas frases. A imagem viralizou nas redes sociais.
O mesmo tipo de imagem foi feito por profissionais de saúde em outros Estados e regiões do País, como na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lélio Silva, em Macapá (PA); no Hospital Regional de Campo Grande (MS); no Hospital Rio Doce, em Linhares (ES); no Hospital Regional de Ceilândia, em Brasília; no Hospital Geral Universitário, em Cuiabá (MT); no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maravilha (SC); e no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém (PA).


Compartilhe esta notícia!