Home Cidades Araçatuba Mobilidade Urbana libera primeiro trecho duplicado da Via Etelvino Pereira dos Santos

Mobilidade Urbana libera primeiro trecho duplicado da Via Etelvino Pereira dos Santos

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O primeiro trecho duplicado da Via de acesso Etelvino Pereira dos Santos, que liga a avenida José Ferreira Batista à rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), em Araçatuba, foi aberto ao tráfego na manhã dessa sexta-feira. O trecho da nova pista compreende a rotatória da marginal da Elyeser Montenegro Magalhães à rotatória de acesso ao Etemp.
As obras foram iniciadas no meio do ano passado. A via será duplicada em sua totalidade, chegando a 25 mil metros quadrados. Estão sendo instaladas galerias pluviais, guias e sarjetas, passagem para o córrego dos Espanhóis e três rotatórias para acesso aos bairros que ficam às margens da via. O investimento será de R$ 6 milhões, incluindo a pavimentação.
A faz parte de um amplo projeto de urbanização da zona norte da cidade, que foi idealizada a partir da construção do residencial Costa Home, empreendimento da Costa Urbanizadora. Trata-se de um condomínio horizontal para moradias, que também inclui áreas comerciais para a região Norte, onde está instalado.
A área para duplicação foi doada pela Costa Urbanizadora à Prefeitura e a duplicação está sendo executada com investimento da empresa, em parceria com o município e também com investimento de alguns empresários.
A reportagem apurou que pelo menos 70% da extensão da via Etelvino abrange áreas próprias da Costa Urbanizadora. Toda essa extensão será construída por nossa empresa e o restante será dividido com parceiros, que também possuem área na margem da via e arredores. Já a Prefeitura de Araçatuba, ficou responsável pelo recapeamento da pista existente e pela construção de uma ciclovia”, disse no ano passado Valmir Costa, proprietário da Costa Urbanizadora.
A Prefeitura está construindo galerias e nessa semana o prefeito Dilador Borges assinou ordem de serviço para recapeamento da pista antiga. O investimento é superior a R$ 500 mil.

MOVIMENTO DIÁRIO
Para planejar a execução da obra, a Costa Urbanizadora fez levantamento do fluxo de veículos. Durante sete dias, por 14 horas diárias (das 6h às 20h), o fluxo de veículos foi monitorado, possibilitando dados importantes. “Ela já se consolida com umas das principais vias de acesso de Araçatuba. No levantamento que fizemos, mais de 16 mil veículos passaram pelo local durante as 14 horas monitoradas pela nossa equipe. Portanto, é provável que passem mais de 20 mil veículos por dia, pela perspectiva das 24 horas”, disse o empresário
Com a construção de novos condomínios e novos empreendimentos nos parques industriais, a tendência é aumentar ainda o movimento nesta via;

ADMINISTRAÇÃO
Para o governo Dilador Borges, a duplicação da via de acesso Etelvino Pereira dos Santos é considerada a primeira grande obra do município, em parceria com empresários.

a8 Etelvino (1)
LIBERADA – Fluxo de veículos na via é intenso e deve aumentar ainda mais com a conclusão da obra
ANTÔNIO CRISPIM


Compartilhe esta notícia!