Home Cidades Araçatuba Eventos tradicionais e de grande público são cancelados

Eventos tradicionais e de grande público são cancelados

7 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

A preocupação com o coronavírus levou, ainda nessa segunda-feira, ao anúncio do cancelamento de dois eventos importantes na cidade: a Semana da Água, que já é uma tradição em Araçatuba; e o primeiro dos três eventos oficiais do ano da ABQM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha), que têm se firmado como importante fonte de recursos para o município desde o ano passado.
Em nota divulgada logo pela manhã, a GS Inima Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) informou que, em virtude da pandemia, que suspendeu as ações programadas para esta semana em comemoração ao Dia Mundial da Água. “As ações serão reprogramadas em momento oportuno”, diz o texto assinado pela assessoria de imprensa.
QUARTO DE MILHA
Já o primeiro evento da ABQM ocorreria de 18 a 26 de abril no Complexo Esportivo Equestre do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. O anúncio foi feito pelo prefeito Dilador Borges (PSDB), durante reunião que contou com a participação do superintendente da associação, Manuel Rossitto.
Segundo ele, a suspensão ocorre em alinhamento às determinações conjuntas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, às quais foram seguidas pela Prefeitura de Araçatuba.
O evento, que tinha programação para abril e sofreu suspensão temporária, é o Congresso Brasileiro “Conformação & Trabalho”, que seria seguido pelo Campeonato Nacional, em julho, e o Potro do Futuro, Copa dos Campeões e Derby, em outubro, todos também na modalidade Conformação e Trabalho. Todos têm programação fixa nestes meses, anualmente, até 2028.
Os organizadores admitem impacto na cadeia produtiva com a suspensão. Isso porque se trata de uma associação nacional com 37 mil sócios, eventos que reúnem em média 2,6 mil animais, 330 categorias, 300 expositores, oito mil inscrições para competições, com freqüência de 15 mil pessoas por dia, mais de R$ 1 milhão em premiações e impacto financeiro de R$ 12 milhões para a cidade, a cada realização.
Dilador lamentou a suspensão das atividades. “Seria o primeiro ano em que teríamos completamente os três eventos e sabemos o impacto positivo para o município, tanto financeiro como turístico, cultural e de projeção nacional. No entanto, não podemos ficar a mercê do risco coletivo das aglomerações, nem podemos descuidar da segurança sanitária da nossa população e da região”, declarou.

 

No comércio, por enquanto, tudo normal

Em Araçatuba, a paralisação provocada pelo coronavírus ainda não atingiu a atividade comercial.
Principal corredor comercial da cidade e que recebe centenas de pessoas diariamente de Araçatuba e região, o calçadão da rua Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro, não teve qualquer alteração em seu expediente, conforme o presidente da Alca (Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba), César Braga.
Nos shoppings, também não houve modificação.
Em nota ao LIBERAL, a assessoria de imprensa do Shopping Praça Nova Araçatuba disse que sua direção está acompanhando as recomendações do ministério e da secretaria estadual de Saúde.
“A administração intensificou a rotina de limpeza e higienização dos espaços e do sistema de ar-condicionado central com materiais desinfetantes. Inclusive, com aumento nas taxas de renovação de ar, e reforçou os pontos de uso de álcool em gel nas praças de alimentação e próximo dos banheiros”, informou a assessoria.
Por fim, o shopping implementou uma comunicação especial para clientes e lojistas com o objetivo de apoiar as instituições de saúde na disseminação de informações sobre os cuidados com o coronavírus.

 

 


Compartilhe esta notícia!