Home Cidades Araçatuba Rede municipal amplia vagas em berçário

Rede municipal amplia vagas em berçário

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – Araçatuba

A rede municipal de ensino em Araçatuba conseguiu ampliar, no início do ano letivo, o atendimento a alunos em idade de berçário – 4 meses a 1 ano e 10 meses. De acordo informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação à Câmara, em resposta a requerimento aprovado pelos vereadores, neste ano, foram matriculadas 1.026 crianças nessa faixa etária, quantidade 13% maior do que a registrada em 2019, quando foram 908.
Combater a fila de espera por vagas nessa etapa da vida escolar tem sido um desafio para o município nos últimos anos. Até março do ano passado, por exemplo, esse volume era de 567 bebês.
O aumento observado no preenchimento de vagas em berçário foi o maior responsável pelo crescimento na quantidade de matrículas nas escolas municipais em 2020. No total, a educação infantil iniciou o ano letivo com 7.333 alunos matriculados, ante 7.124 em 2019 – alta de aproximadamente 3%.
Além do berçário, houve acréscimo de matriculados em todos os níveis do ensino infantil. No maternal, foram 2.614 alunos, contra 2.517 no ano passado. Nas outras etapas do ensino infantil, houve pequena redução. Foram matriculadas 3.699 no ano anterior e, no atual, 3.693.

AVALIAÇÃO
Para a secretária municipal de Educação, Silvana Sousa e Souza, o aumento nas matrículas é resultado de várias ações colocadas em prática ao longo do ano que passou. Uma delas foi a contratação de mais funcionários, possibilitada com a criação do cargo de agente escolar.
No ano passado, o município preencheu cem vagas dessa função em concurso público. Com a admissão desses profissionais, em todas as escolas que tinham espaço físico disponível, foi atingida a capacidade de atendimento. “Assim, elevamos bastante o número de crianças em berçário atendidas”, explica a titular da rede.
Outro dado que também possibilitou a ampliação do atendimento diz respeito ao número de docentes. Para este ano, foram contratados pela Secretaria de Educação 26 professores efetivos e 66 substitutos. A convocação dos professores foi feita com base no resultado de concurso público realizado em 2015 no município.
Neste ano, as aulas tiveram início em 3 de fevereiro para todos os 16 mil alunos da rede – nesse total, além dos que fazem parte do berçário, estão inclusos os do ensino fundamental. Neste ano, as crianças começaram as aulas já com os kits escolares entregues pela Prefeitura. Cada etapa da educação infantil recebe materiais adequados à faixa etária.

Secretaria faz levantamento sobre alunos estrangeiros

Em entrevista ao jornal O LIBERAL REGIONAL, a secretária de Educação destacou ainda que a pasta está prestes a encerrar levantamento referente à quantidade de alunos de outros municípios que vieram para Araçatuba.
“Este ano foi um pouco atípico. Recebemos muitas crianças da rede particular, de outros municípios e até de outros países”, informou ela. “Isso é mais constatado no ensino fundamental, cuja escolaridade é obrigatória”, explica.
Segundo a titular da secretaria, desde o início das aulas, pelo menos quatro salas já foram abertas para atender alunos de outras localidades. “Ou seja, mesmo aproveitando a disponibilidade de salas onde havia vagas, tivemos que abrir outras salas para que as crianças de escolaridade obrigatória não ficassem fora da escola”, ressalta.
A expectativa de Silvana é de que este levantamento esteja concluído até o começo da próxima semana.


Compartilhe esta notícia!