Home Cidades Araçatuba Campanha de vacinação contra o sarampo termina no dia 13

Campanha de vacinação contra o sarampo termina no dia 13

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – Penápolis

Termina no próximo dia 13 de março a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, voltada para as crianças a partir de seis meses de idade não vacinadas. Todos os nascidos a partir de 1960 também devem aproveitar para atualizar a caderneta de vacinas, fazendo o reforço. Ao mesmo tempo, é efetuada a vacinação contra a febre amarela.
A população deve procurar os postos de saúde levando a carteira de vacinação. As doses estão disponíveis nas Macros I (Jardim Eldorado), II (centro da cidade) e III (Vila Santa Terezinha).
Pais e responsáveis devem aproveitar a oportunidade para verificar a situação das vacinas de seus filhos, já que todas as doses do calendário estão à disposição da comunidade. Com a apresentação da carteirinha de vacinação, os profissionais das unidades de saúde verificam se há ou não a necessidade de aplicação.
O enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, destacou a importância da vacina em crianças. “Nesta faixa etária, de seis meses a menores de cinco anos, as crianças apresentam mais risco de desenvolverem complicações ocasionadas por doenças como o sarampo”, explicou.
“Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis compareçam a uma unidade para verificar a situação das vacinas de seus filhos. A meta da campanha é vacinar 95% do público-alvo, impedindo novos casos da doença”, acrescentou o enfermeiro. A vacina aplicada durante este período é a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano.
Entre os principais sintomas do sarampo estão a febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso.
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade.


Compartilhe esta notícia!