Home Cidades Araçatuba Mais 16 médicos concluem especialização no Programa de Residência da Santa Casa

Mais 16 médicos concluem especialização no Programa de Residência da Santa Casa

8 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – Araçatuba

A Coreme (Comissão de Residência Médica) e a direção da Santa Casa de Araçatuba realizaram nessa sexta-feira (28/2), no anfiteatro do UniSalesiano, solenidade de conclusão da primeira turma do Programa de Residência Médica implantado no hospital e autorizado pelo Ministério da Educação através da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica. O programa visa aprimorar as competências técnico-assistenciais de profissionais formados em cursos de Medicina de todo o país.
A turma de concluintes é composta por 16 médicos especialistas nas áreas de Clínica Médica (6), Pediatria (4) que representam a segunda do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba, e Obstetrícia (4) e Ortopedia e Traumatologia (2), primeira turma de especialistas formados pelo PRM.
Os cursos foram iniciados respectivamente em 2018 e 2017 com um conteúdo que priorizou a prática. “São apenas 10% de parte teórica e 90% de atividades práticas com pacientes em rotinas ambulatoriais, enfermarias, urgência e emergência e terapia intensiva”, explica o médico Rafael Saad, coordenador da Coreme e preceptor de Clínica Médica da Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba.
De acordo com Saad, a vocação da Santa Casa de Araçatuba de hospital de especialidades e de referência em atendimentos de média e alta complexidades para 40 municípios da região oferece aos residentes de Medicina cenários diversificados e por isso mesmo, ideais para práticas de assistência, incluindo em subespecialidades relacionadas à Clínica Médica e Pediatria, como por exemplo, Cardiologia, Nefrologia, Pneumologia e Oncologia.
“O aproveitamento foi muito bom. Nós os preceptores percebemos o crescimento dos alunos durante esses dois anos e os próprios residentes percebem essa melhora”, afirma Saad. Esses fatores aliados ao bom nível dos preceptores de todas as especialidades e a estrutura do hospital possibilitam à Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba colocar no mercado de trabalho profissionais capacitados para atender a população.

Título de Especialista
A Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de cursos de especialização nas áreas de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Radiologia e Diagnóstico Por Imagem.
Os residentes certificados nesta sexta-feira, após registro no Conselho Regional de Medicina, já estão aptos ao exercício das referidas especialidades e habilitados para novas capacitações, como por exemplo, concorrer às provas de Residência Médica para título de especialista em uma das subespecialidades relativas ao curso que estão concluindo.
Os concluintes de Clínica Médica, por exemplo, estão habilitados para cursos de especialização em Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Oncologia e Pneumologia. A conclusão da Residência Médica em Pediatria é pré-requisito para provas de especialização em várias áreas, como por exemplo, em Neuropediatria e Neonatologia.

Nova Turma
A próxima segunda-feira (23) será iniciada uma nova turma. São 18 vagas em cinco especialidades: Clínica Médica (6 vagas), Ginecologia e Obstetrícia (4 vagas), Ortopedia e Traumatologia (2 vagas), Pediatria (4 vagas) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2 vagas).
O hospital também mantém Internato Médico com 57 alunos do 5º ano do curso de Medicina do UniFai de Adamantina. Em julho deste ano, a instituição enviará mais 70 alunos para o Internato.
A instalação do Internato é último requisito que a Santa Casa de Araçatuba precisava preencher para a transformação da Instituição em Hospital de Ensino. O status é uma denominação dada aos centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde. Isso garante melhores padrões de eficiência à disposição da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), programas de educação continuada e tabela diferenciada aos procedimentos prestados aos pacientes do SUS.

Novos Cursos
O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba abrirá neste ano três novos cursos totalizando cinco vagas, nas especialidades de Cirurgia Geral, Neonatologia e Medicina Intensiva Pediátrica, sendo as duas últimas direcionadas a formandos em Pediatria.
Com os novos cursos, o PRM da Santa Casa de Araçatuba terá uma grade com 8 cursos de especialização e 47 médicos residentes: 10 Ginecologia e Obstétricia, 12 Clinica Médica, 8 Pediatria, 3 Cirurgia Geral, 1 Neonatalogia, 1 Medicina Intensiva Pediátrica, 6 Ortopedia e Traumatologia e 6 Radiologia e Diagnóstico Por Imagem.


Compartilhe esta notícia!