Home Cidades Araçatuba Com oferta de vagas, Araçatuba atrai trabalhadores de várias cidades da região

Com oferta de vagas, Araçatuba atrai trabalhadores de várias cidades da região

5 tempo de leitura
0
0
254

ANTONIO CRISPIM – ARAÇATUBA

O Balcão de Empregos de Araçatuba, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, passou por muitas mudanças na última semana. Enquanto no ano passado em média atendia de 30 a 40 pessoas por dia, apenas na sexta-feira (21), foram atendidas mais de 800 trabalhadores. O aumento na procura se deve pela oferta de dezenas de postos de trabalho, principalmente pelo setor supermercadista.

Para melhorar as condições de atendimento, o prefeito Dilador Borges e o secretário Marcelo Mazzei autorizaram a ampliação da área de atendimento em mais de 150% Segundo o assessor executivo Celso Gatto, por determinação do prefeito, foram colocadas mais cadeiras e instalado novo aparelho de ar condicionado. Na avaliação da equipe da pasta, Araçatuba vive um momento diferenciado em termos de postos de trabalho e por isso é preciso oferecer condições de atendimento à população.

De acordo com a equipe do Balcão de Empregos, somente este ano mais de 4 mil pessoas já passaram pelo local e expressiva parcela foi encaminhada ao mercado de trabalho. Como as ofertas estão sendo feitas diariamente, Araçatuba tem recebido candidatos às vagas de emprego de várias cidades, como Andradina, Guararapes, Birigui, Santo Antônio do Aracanguá, Nova Luzitânia, Bilac e outras. “Nessa semana teve uma prefeitura que destinou um ônibus para trazer os trabalhadores”, disse o assessor executivo.

BARREIRAS

A equipe do Balcão de Emprego já detectou alguns problemas que barram o acesso à vaga de trabalho oferecida. A qualificação profissional é um problema sério e o outro, é a escolaridade. Mesmo para funções simples e o trabalhador sendo habilitado na profissão, muitas empresas estão exigindo o ensino médio completo.

Por isso, a secretaria tem investido na formação profissional com a promoção de vários cursos. Em parceria com uma rede de supermercado, foram instalados vários caixas para treinamento de operadores que estão sendo admitidos. No mesmo local, a empresa está fazendo a integração dos novos colaboradores.

Aos 21 anos, mulher vive a emoção do primeiro emprego com carteira assinada

Secretaria de Desenvolvimento Econômica (20)

Dezenas de pessoas que procuram o Balcão de Emprego estão conseguindo ingresso no mercado de trabalho. A maioria não esconde a satisfação e até mesmo o orgulho de mostrar que oi selecionado. Bruna Oliveira Cavalcante, 21 anos, de Maceió (Alagoas), está vivendo a emoção do primeiro emprego com carteira assinada. “Estou muito feliz. Estou realizando um sonho”, disse ela, que conseguiu uma vaga de auxiliar de troca na rede de supermercado que está chegando a Araçatuba.

Bruna disse que trabalha há muito tempo, mas colmo diarista ou por conta. Mas seu sonho era trabalhar com carteira assinada. Chegou a candidatar-se a lima vaga na mesma rede de supermercado em Maceió. “Mas a concorrência era muito grande e não fui selecionada”, disse ela.

Cansada de procurar trabalho em Alagoas, há três meses Bruna decidiu aceitar a sugestão do sogro e veio pra Araçatuba. Neste período, procurou trabalho em vários locais. Agora, comemora o novo emprego e está ansiosa para iniciar o trabalho.

3D82D519-7478-4355-8304-905374FCAFF2

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…