Home Cidades Araçatuba Secretaria vai contratar temporários para reforçar equipe de combate à dengue

Secretaria vai contratar temporários para reforçar equipe de combate à dengue

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – Birigui

A Prefeitura de Birigui vai chamar 30 pessoas aprovadas em processo seletivo para trabalho de auxiliar de serviços gerais. O objetivo é aumentar as equipes que vão às ruas promover limpeza para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya.
Reunião realizada no Paço Municipal na manhã desta sexta-feira (21), acertou os detalhes da contratação, que terá validade de um ano, com possível prorrogação por mais dez meses. A contratação ocorrerá nos próximos dias.
Cada temporário irá receber um salário mínimo, além de R$ 150,00 de abono e R$ 200 de vale alimentação. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
As pessoas chamadas irão para as ruas ajudar agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Equipes serão formadas para visitar as residências, praças públicas, terrenos baldios e demais espaços onde haja possibilidade de acúmulo de água para, onde o mosquito deixa suas larvas.
Os contratados também irão executar tarefas braçais, como capinar, roçar e varrer ruas e praças, ações que são de extrema importância para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

REUNIÃO
A secretária municipal de Saúde, Mariam Fátima Nakad, o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Ricardo Antônio de Oliveira, a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves, o diretor de Departamento Médico e Enfermagem, Luiz Henrique Martins, e o chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), João Paulo Salatino, foram recebidos pelo secretário municipal de Administração, Genilson Martins.
Na reunião, solicitada pela Secretaria de Saúde de Birigui, os profissionais apresentaram os bairros onde as equipes irão atuar nos mutirões de limpeza.
Na próxima quarta-feira (26), uma força-tarefa com aproximadamente 25 servidores será feita nos bairros Portal da Pérola 1 e 2.
Após a contratação dos temporários, os 30 que serão chamados atuarão com a atual equipe, somando cerca de 55 pessoas para visitação casa a casa e limpeza de terrenos, praças, áreas públicas e praças.
Um caminhão da prefeitura irá percorrer os bairros e recolher materiais inservíveis. Os moradores poderão deixar seus objetos (ou descartes) nas calçadas, em frente suas residências.
“Já estamos preparando a documentação para a contratação dos temporários. A convocação ocorrerá nos próximos dias”, falou a secretária de Saúde de Birigui, Marian Nakad.
No ano passado a Prefeitura de Birigui contratou 33 temporários que aturam diretamente no trabalho de combate ao Aedes, promovendo limpeza nos bairros.
NÚMEROS
Conforme a Vigilância Epidemiológica de Birigui, de 1º de janeiro de 2020 até 19 de fevereiro de 2020 o município registrou 529 notificações. Foram 340 casos prováveis de dengue (75 casos positivos e 265 em investigação) e 189 casos negativos.

 


Compartilhe esta notícia!