Home Cidades Araçatuba Foliões devem curtir carnaval com cautela e atenção

Foliões devem curtir carnaval com cautela e atenção

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

Vitor Moretti – Araçatuba

Muitos foliões já começaram a chegar até a região para curtir o carnaval e a tranquilidade do interior. Alguns eventos já foram realizados na noite dessa sexta-feira (21), mas é neste fim de semana, folga para muita gente, que a folia realmente vai ter início. Mas, é preciso ficar atento às dicas de segurança, pois trata-se de uma época em que criminosos se aproveitam de todas as maneiras para fazer vítimas.
Ao todo, 17 municípios da região de Araçatuba irão realizar festas durante o período. A Polícia Militar fez um planejamento para empregar o policiamento de maneira efetiva e eficiente. Serão mobilizados 800 policiais com 150 viaturas nas ruas todos os dias.
O foco é no combate aos abusos, principalmente à embriaguez ao volante. De acordo com o comandante do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior) de Araçatuba, Coronel Paulo Augusto Leite Motooka, serão colocados à disposição da segurança viária diversos aparelhos de etilômetros.
“Há uma preocupação em relação aos acidentes de trânsito, às pessoas mortas e feridas. Nesse período temos detectado um abuso corriqueiro. O condutor tem que estar consciente em relação à bebida. Temos hoje aplicativos de transporte, que podem levar o folião até sua casa”, orientou.
O policiamento também será intensificado com o apoio do helicóptero Águia e o mais novo drone adquirido pela corporação. “Com esse equipamento conseguimos fazer uma observação discreta, com zoom eficiente para identificar pessoas em atitude suspeita, ou alguém que provoque tumulto e briga generalizada”, complementou o Coronel.
Já durante as festas, a polícia orienta para o folião não aceitar nenhum tipo de bebida de indivíduos estranhos. É cada vez mais comum criminosos colocarem drogas para depois abusar da pessoa.
O celular pode se tornar o grande alvo nos eventos. Por isso, a dica é não deixá-lo à mostra, principalmente colocá-lo no bolso traseiro ou ficar digitando sem prestar atenção ao que ocorre ao seu redor.
“Quando desconfiar de alguém, ligue para o 190 e observe a cor da roupa, do tênis, da moto ou do carro, o modelo e, se possível, anotar os números da placa, pois isso ajuda a PM a localizar o autor e a se fazer mais presente”, finalizou Motooka.
PRAINHAS DA REGIÃO
Outro cuidado essencial é em relação às prainhas existentes em nossa região. É que muita gente prefere curtir esses dias de folia com mais tranquilidade e mais perto da natureza.
Em Araçatuba mesmo, a prainha municipal é uma opção muito procurada, além de outras, como as de Buritama, Ilha Solteira e Pereira Barreto.
Isso não quer dizer que a pessoa também não deva ficar atenta. Nesse período é muito comum que o Corpo de Bombeiros registre afogamentos. No ano passado inteiro, o 20° Grupamento contabilizou 11 afogamentos.
O tenente Danilton Vieira de Oliveira orienta para que os banhistas escolham um local seguro para nadar e jamais entrar na água após ingerir bebida alcoólica. “Também é muito importante não entrar durante a noite, porque quem está na margem não consegue ter visão. Os cuidados com as crianças devem ser ainda mais intensos, nunca desgrudar o olho delas”.
Já quem for utilizar algum tipo de embarcação deve verificar as condições do barco, ter cautela no número de tripulantes para não exceder o limite e não se esquecer de usar o colete salva-vidas.


Compartilhe esta notícia!