Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A segurança é uma das questões mais citadas pelo cidadão nas recentes pesquisas. Independente do tamanho da cidade, este é um assunto que interessa a todos. Por isso, a  Prefeitura de Araçatuba tem investido para que a segurança das pessoas seja sempre prioridade. Dentro desta visão de dar sensação de segurança à população,  administração municipal apresenta a campanha “Você não está sozinho. Mesmo quando você não vê, a Guarda Municipal está de olho em tudo.”

A Guarda Civil Municipal (GCM), subordinada à Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), conta hoje com uma Central de Operações (COP). Imagens de câmeras espalhadas por toda a cidade são transmitidas nessa central, que é monitorada 24 horas por dia por guardas municipais.

A sede da GCM, localizada na avenida Prestes Maia, foi reformada recentemente e ganhou novos espaços, como uma academia de ginástica para os agentes. Além disso, os guardas municipais também passam, constantemente, por cursos de aperfeiçoamento, fundamentais para atualização e reciclagem dos conhecimentos adquiridos ao longo da carreira.

Para que os guardas municipais estejam preparados para qualquer ocorrência, foram adquiridas cinco novas viaturas, a fim de dar mais mobilidade ao trabalho de rondas pela cidade, inclusive uma viatura para a Defesa Civil, que nunca teve um veículo exclusivo para suas demandas. A corporação também adquiriu 19 rádios portáteis digitais, 20 armas calibre 38 e novos coletes à prova de balas, trazendo mais segurança, agilidade e eficácia nas ações diárias.

Equipes de guardas municipais montados em bicicletas fazem a segurança do Calçadão e da área central de Araçatuba. Esse é o trabalho da Bike Patrulha, realizado todos os dias em horário comercial.

A renovação dos agentes também é fundamental para a administração pública. Através de concurso, foram contratados 121 agentes para atuar na segurança de toda a cidade. Destes, 31 já atuam desde 2018 e outros 90 vão entrar em atuação até abril deste ano. Esses agentes estão passando por cursos e capacitações em várias áreas para que o contato com a população seja cada vez mais humanizado.

A corporação conta, ainda, com o apoio das forças policiais em suas ações. A parceria com os demais setores de segurança pública existentes no município é de extrema importância, já que os serviços oferecidos demandam qualificações diversas.

Para o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, investir em segurança é melhorar a qualidade de vida das pessoas. “No começo da nossa administração, nos deparamos com uma Guarda Municipal desvalorizada, quase sem equipamentos de segurança e até mesmo com poucos carros para fazer rondas pelos bairros. Investimos em segurança para levar qualidade de vida às pessoas. Nosso lema, meu e da Edna, sempre foi cuidar de gente. E é isso que estamos fazendo”.

gcm (6)


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Governo de São Paulo lança plano hospitalar para enfrentar novo coronavírus

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – SÃO PAULO O governador João Doria, o secretári…