Home Cidades Araçatuba Municípios vão discutir possibilidade de atrair empresas estrangeiras

Municípios vão discutir possibilidade de atrair empresas estrangeiras

7 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Municípios da região terão a possibilidade de discutir a atração de empresas estrangeiras. No dia 16 de março, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo será palco do seminário “Desenvolvimento Econômico Regional: uma saída para a geração de empregos”. O evento está sendo organizado pela Frente Parlamentar do Desenvolvimento Regional, comissão existente na Casa que dialoga com o Estado, municípios e iniciativa privada a fim de buscar parcerias para o estabelecimento de parcerias voltadas à geração de geração de emprego e renda.

O encontro na sede do legislativo paulista contará com a participação de consulados de países como China, Itália, Suécia e Israel e irá abordar experiências de sucesso nestas parcerias, de acordo com o deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), presidente da frente da frente parlamentar.

Nesta semana, ele está em visita a municípios da região para divulgar o seminário e convidar os prefeitos das cidades. O parlamentar cumpre até esta quinta-feira reuniões com prefeitos ou representantes do poder público em Valparaiso, Bento de Abreu, Araçatuba, Birigui, Coroados, Buritama, Lourdes, Brejo Alegre, Santo Antônio do Aracanguá, Itapura, Pereira Barreto e Sud Mennucci.

“Estamos com a Frente Parlamentar do Desenvolvimento Regional que, neste ano, levará representantes de quatro consulados para dialogar com prefeitos de municípios do Estado de São Paulo para ver qual o interesse desses países em trazer empresas para as diferentes cidades do Estado”, explicou o deputado, durante visita à redação do jornal O LIBERAL REGIONAL, na tarde de ontem.

Ele destacou que, durante a manhã, a Frente e os consulados irão apresentar e debater os bons resultados obtidos pelo município de Jacareí, que recebeu empresas chinesas. Em seguida, serão discutidos temas relacionados a legislação, zoneamento e incentivo fiscal como forma de estimular a vinda do capital estrangeiro para Interior paulista. Por fim, na parte da tarde, os consulados apontarão quais áreas têm mais interesse.

“É uma iniciativa bem ampla. Os consulados têm se colocado a disposição, então, queremos ver qual o interesse das prefeituras nesse momento, em que o índice de desemprego e o trabalho informal são grandes problemas”, disse deputado. “A expectativa é de que, futuramente, ações como essa possam gerar emprego e renda para a população de toda a região”, ressaltou.

PARCEIRO

O governo do Estado que, na gestão de João Doria (PSDB), tem conseguido parcerias com diversos para investimentos em São Paulo, tem apoiado as iniciativas do Legislativo nesse campo.

Quando a Frente Parlamentar foi criada, no segundo semestre do ano passado, por exemplo, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, esteve presente.

Outro seminário organizado pela comissão de deputados contou com a presença da secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, que, na oportunidade, manteve diálogos com os prefeitos.

Numa das principais ações recentes do Estado junto ao mercado internacional que beneficiaram a região, a China se tornou parceira de uma das maiores empresas do polo calçadista infantil, a Kidy. A indústria de Birigui fechou contrato de R$ 25 milhões com uma empresa chinesa para a exportação de seus produtos.

O acordo foi formalizado durante visita do governador ao país do Oriente em missão comercial, acompanhado de empresários paulistas em agosto do ano passado.

SOMATÓRIA

Dessa forma, Fiorilo acredita que o trabalho da Frente pode representar uma somatória de esforços. “Queremos colocar os consulados e os prefeitos próximos. Se os prefeitos apresentarem propostas interessantes, é possível atrair empresas desses países, tirando, assim, essa barreira. “Acredito que esta região, com sua pecuária, a cana de açúcar e seus grandes rios, tem condições de atrair grandes empresas”, declarou o parlamentar.


Compartilhe esta notícia!