Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

A Prefeitura de Araçatuba encaminho à Câmara relatório das ações realizadas na cidade no ano passado durante o “Novembro Azul”, ação que busca conscientizar a população sobre uma das principais causas de morte de homens no Brasil, o câncer de próstata.

Os trabalhos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) contemplaram ações como decoração com tema alusivo à saúde do homem, orientações sobre a prevenção, teste rápido e agendamentos de consulta com a triagem, palestras sobre câncer, quatro palestras sobre prevenção do câncer de próstata, capacitação de equipe, rodas de conversa com grupos de fisioterapeutas e ginástica funcional.

De acordo com o relatório, também foram oferecidos exames de acordo com a necessidade identificada, exposições dialogada e visual, feitas demonstrações de condutas adequadas para manter a qualidade de vida nos diferentes ciclos e orientações sobre a importância de se manter hábitos saudáveis.

O público do sexo masculino que frequentou as UBSs em novembro do ano passado também recebeu orientações sobre situações em que ocorrem alterações da próstata, o que torna fundamental a realização do toque e demais exames para o diagnóstico precoce. Palestrantes também deram dicas sobre o estímulo ao desenvolvimento de práticas corporais.

Apesar de o foco ser o público masculino em geral, as ações educativas não deixaram de ter ações direcionadas para mulheres e homens com mais de 40 anos, idosos e fumantes, principalmente no que diz respeito a orientações sobre hábitos saudáveis. Isso, além de diabéticos e hipertensos.

Além das UBS, também foram desenvolvidas ações no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) São José, na Igreja Batista do bairro Planalto; Cras Centro, Umuarama e Jussara. A construtora Constroem, a Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba), Igreja Alvorada e a Base da Polícia Militar do Bairro Hilda Mandarino também foram palcos de atividades.

Os trabalhos ocorreram de 1º a 30 de novembro do ano passado.

NÚMEROS

O relatório da Prefeitura foi enviado como resposta a requerimento de autoria do vereador Carlinhos do Terceiro (SD). No texto, o parlamentar destaca que o “Novembro Azul” é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Cita que a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos. Por fim, lembra que, segundo a Agência para Pesquisa do Câncer, em 2018 o Brasil registrou 84.992 novos casos de câncer de próstata.


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Indicadores sobre serviços públicos passam a ser abertos a cidadãos

Compartilhe esta notícia!Wellton Máximo/ABr – Brasília Quantos servidores existem na…