Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Nesse sábado (25), a Santa Casa de Araçatuba realizará duas captações de órgãos. A primeira começou às 10h e o doador é um paciente de Araçatuba, 47 anos vitimado por um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) em 17 de janeiro.   Ele permaneceu sob cuidados intensivos da equipe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, mas o quadro clinico não evoluiu para melhora.

No dia 20 foram iniciados os procedimentos do protocolo para investigação de morte encefálica, pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). O óbito foi constatado sexta-feira (24) às 10.

A família autorizou a captação de órgãos e a divulgação como forma de contribuir para a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. No entanto, os familiares não autorizaram a divulgação da identidade do doador.

A captação foi iniciada as 10h por equipes do Hospital de Base de São José do Rio Preto, com a retirada de fígado, rins e córneas que foram direcionados a pacientes que estão na fila de espera da Central Nacional de Transplantes.

A segunda captação foi desenvoilvida na tarde dessa sábado (25). A família doou os órgãos, mas não autorizou a divulgação de nenhuma informação relativa à doação.

Com os dois casos, sobe para três a quantidade de captações realizadas este ano   pela CIHDOTT da Santa Casa de Araçatuba.


Compartilhe esta notícia!