Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Um estudante de Araçatuba foi aprovado em 5º lugar na Fuvest para o curso de medicina na USP de Ribeirão Preto. A prova foi a terceira mais concorrida da universidade, com mais de 89 candidatos para cada vaga ofertada, só perdendo para os cursos de medicina de São Paulo e Bauru.

Danilo Sasso Augusto, de 27 anos, descobriu durante o seu mestrado em Biologia Celular e Molecular na própria USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto que estava se interessando pela medicina. Realizando a sua tese de conclusão do mestrado, defendida no último mês de agosto, Danilo iniciou paralelamente um cursinho pré-vestibular no SEB Thathi em Araçatuba com o objetivo de cursar uma segunda graduação na área. “Em 2018 eu estudei um pouco por conta, mas aí eu não tive muito sucesso, até porque eu estava muito envolvido com o mestrado então nem tinha tempo pra estudar direito. Mas aí esse ano (2019) eu ‘garrei’ firme. Defendi o mestrado em agosto, e a partir daí me dediquei exclusivamente ao cursinho, aos estudos, e deu certo”, contou ele em entrevista exclusiva ao jornal O LIBERAL REGIONAL e à Clube FM.

Danilo fez a prova da primeira fase da Fuvest no dia 24 de novembro do ano passado no prédio da UNIP, em Araçatuba. A prova contou com questões gerais de todas as matérias regulares (História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, etc). Já a segunda fase foi realizada por ele nos dias 5 e 6 de janeiro, em São José do Rio Preto, e contou com provas de Português e Redação no primeiro dia, e de disciplinas específicas no segundo dia. O resultado dos aprovados na primeira chamada saiu na manhã da última sexta-feira, dia 24.

Danilo conta que manteve uma media de 10 horas diárias de estudo para lograr êxito no vestibular. “Eu ia no cursinho de manhã e estudava em media até umas 18h, acho que em media dá umas 10 horas de estudo. Tem dia que era menos e tem dia que era mais, mas manter o ritmo acho que foi uma coisa muito importante pra mim ao longo do ano”, analisa.

O estudante, que nasceu em Araraquara, mas que se mudou bem cedo com a família para Araçatuba, já morou em Ribeirão Preto durante a graduação e o mestrado em Biologia e agora voltará à cidade, localizada a 330km de Araçatuba, para cursar medicina. Ele afirma que conseguiu muitas dicas através de professores que teve no cursinho. “Para mim os melhores pontos foram o material e os professores. Eu senti que eles sabem conduzir muito bem as aulas, com dicas específicas para cada disciplina”, avaliou.

Além do 5º lugar em medicina na USP de Ribeirão Preto, Danilo também se destacou no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) conseguindo a nota de 950 na prova de matemática e 900 na redação. Prestou também os vestibulares da UNESP, UNIFESP, Fanema (Marília) e Famerp (São José do Rio Preto), todas para medicina e aguarda os resultados; porém já se decidiu pela USP de Ribeirão, local onde se graduou em biologia.

Segundo André Cefali, diretor do SEB Thathi, de Araçatuba, a aprovação de Danilo pela USP é um orgulho para a instituição. “É o tipo de aluno que dá satisfação da gente ter. É um menino muito dedicado, aproveitou os nossos plantões, as nossas aulas, e o resultado está aí. E temos outros resultados saindo daqui a pouco, com certeza teremos novidades”, afirmou.

De acordo com o diretor do SEB Thathi, três alunos do cursinho pré-vestibular da instituição, que foram colegas de Danilo, obtiveram notas de 980 pontos no ENEM. “Tivemos mais de 50 notas acima de 900 na redação. Isso é um balizador que nos enche de esperança para proporcionar aos nossos alunos pra que eles conquistem os sonhos deles”, disse Cefali.

Os alunos que fizeram o ENEM 2019 têm até hoje para realizar as suas inscrições no SISU, Sistema de Seleção Unificada, para tentar vagas em universidades públicas e particulares.

André Cefali recorda que nos vestibulares de 2018/2019 foram 88 aprovações em medicina em universidades públicas e particulares e 169 aprovações em universidades públicas de estudantes de Araçatuba que passaram pelo SEB Thathi. “Nos últimos 4 anos, nós aprovamos 5 alunos na medicina da USP, o que nenhum outro curso conseguiu fazer aqui na cidade”, afirmou.


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Banhista morre afogado no rio Paraná

Compartilhe esta notícia!Um homem de 36 anos morreu afogado na prainha de Ilha Solteira na…