Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARÇATUBA

O Rortary Club Araçatuba Cruzeiro do Sul iniciou, neste mês, o projeto “Tampinha Legal”, destinado à arrecadação de tampinhas de plástico para que não fiquem espalhadas no meio ambiente.

A ação procura mais parceiros, mas, até o momento, já conseguiu, só em Araçatuba, 80 sacos de oito quilos, todos separados por cores. Parte do material está armazenado na biblioteca da instituição, localizada junto à base comunitária da Polícia Militar, no bairro Hilda Mandarino.

O objetivo é vendê-los quando o volume chegar a 300 sacos. Com o recurso, a ideia é investir em ações sociais.

Em aproximadamente três meses, a iniciativa já conseguiu retirar aproximadamente 640 quilos de plásticos do meio ambiente, fruto do envolvimento de todos os associados e da direção da instituição, que têm se engajado em fazer o recolhimento e a separação dos itens.

IMPORTÂNCIA

Por todo o País, ações como essa têm se multiplicado, seja por proteção ambiental ou para ajudar entidades assistenciais.

O “Tampinha Legal” é considerado o maior programa socioambiental de caráter educativo do segmento do plástico da América Latina. Foi lançado nacionalmente em 2016 e já está presente em diferentes Estados.

Em três anos, já foram recolhidas mais de quatro milhões de tampinhas pelos participantes.

A iniciativa deu tão certo, que já faz parte de ações nas escolas, com a coleta sendo realizada durante todo o ano pelos alunos.

Os idealizadores acreditam que este trabalho estimula a economia circular e o consumo consciente, além de conscientizar sobre a destinação correta do plástico.

Depois que as garrafas são abertas, as tampinhas perdem a utilidade e ficam abandonadas por ruas, calçadas, areias da praia, rios e mares.

Espalhadas pelas ruas, elas são arrastadas pelas chuvas, juntamente com outras espécies de lixo, e facilmente entopem bueiros, canais e galerias, causando e agravando enchentes.

Estudos indicam que o tempo de decomposição de uma tampa plástica no meio ambiente é de 15 anos.

Essas tampinhas, por serem pequenas e coloridas, também podem ser aproveitadas em atividades artesanais, decorando trabalhos produzidos em escolas e em cursos de trabalhos manuais.


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Turismo cresce 2,6% em 2019

Compartilhe esta notícia!CECÍLIA MNELO/,MTUR – SÃO PAULO O índice de atividades turí…