Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

No ano passado a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) inaugurou o Complexo de Competições Equestres no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. Em julho, marcando a inauguração do complexo, foi realizado o 42º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, com recorde histórico de público e participantes. Em outubro, foi realizado o 40º Potro do Futuro e outras competições, também com recordes. Agora, a associação já tem a programação de eventos para o ano de 2020. Para Araçatuba estão programados três grandes eventos: em abril, julho e outubro. Nos próximos dias diretores da associação deverão vir a Araçatuba para discutir detalhes da organização do evento.

O primeiro evento, o 30º Congresso Brasileiro de Quarto de Milha – Trabalho e Conformação está marcado para o período de 18 a 26 de abril. No ano passado, a competição foi dividida em duas etapas. A primeira, de  9 a 14 de abril, no Recinto da Emapa, em Avaré/SP. A segunda, de 23 a 28 de abril, no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente/SP. No Congresso Brasileiro são disputadas várias provas, como Breakaway Roping, Laço Cabeça, Laço em Dupla, Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço Pé, Apartação, Cinco Tambores, Conformação, Maneabilidade e Velocidade, Performance Halter, Ranch Sorting, Rédeas, Seis Balizas, Team Penning, Três Tambores, Western Pleasure e Working Cow Horse. Nas duas etapas, foram mais de 6 mil inscrições. Espera-se que o número de inscrições seja superior em Araçatuba.

A segunda competição, o 43º Campeonato Nacional Quarto de Milha Conformação e Trabalho está programado para o período de 18 a 26 de julho. “O melhor da história”. Foi com essa frase que os quartistas resumiram o 42º Campeonato Nacional da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). O evento, realizado de 20 a 28 de julho, no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), recebeu 13% de inscrições a mais, em relação às competições de 2018, passando de 7.914 para 8.935. A quantidade de cavalos participantes e o número de competidores também cresceu, ambos em 11%. No ano anterior, foram 1.991 animais, enquanto em 2019 a participação foi de 2.218. Já o número de competidores saltou de 1.191 para 1.322. Este é o principal evento da associação. A competição teve 18 modalidades.

As últimas competições do ano em Araçatuba serão de 10 a 18 de outubro, o 41º Potro do Futuro, 14º Copa dos Campeões, 6º Derbye 3º Juvenil Conformação e Trabalho. No ano passado, o evento atrai mais de 120 mil pessoas ao recinto de exposições durante os dias de prova, batendo novos recordes de participação.


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Conselho confirma torneio de pesca para o dia 18 de abril

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – Castilho A prefeita Fátima Nascimento deu aval…