Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Araçatuba iniciou nessa sexta-feira (10) a recuperação da lateral do canal do Córrego Machado de Melo, na Avenida João Arruda Brasil entre as ruas Paraíso e Wandenkolk. As placas laterais tombaram durante a tempestade que atingiu a cidade na noite do dia 20 para 21 de dezembro do ano passado. Segundo o secretário Constantino Alexandre Vourlis, o trabalho está sendo executado pela própria equipe da Sosp e deve ser concluído na próxima semana. Porém, o tempo de execução da obra depende co tempo. Com chuva, não dá para avançar no trabalho.

Construído com placas de concreto, o canal do Córrego Machado de Melo tem registrado muitas quedas (desmoronamento das leterais) em dias de intensa chuva nos últimos anos. A elevação do nível da água e a pressão exercida sobre a lateral contribuem para que as placas se soltem e tombem sobre o leito do córrego. Além do problema de erosão, a queda facilita o transbordamento do córrego.

De acordo com o secretário, inicialmente foram removidas as placas que estavam no fundo do canal. Somente este trabalho já ajuda no aumento da vazão, pois retira barreiras, permitindo que a água passe normalmente. Depois começarão a ser feitas as proteções laterais e compactação da margem. Este mesmo trabalho já foi feito em outros trechos do canal, onde também desabaram placas.


Compartilhe esta notícia!