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Ouvidoria resolveu 75% dos pedidos recebidos ao longo de 2019

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ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Um dos principais canais de comunicação da Prefeitura de Araçatuba com a comunidade, a Ouvidoria Geral do Município resolveu 75% dos pedidos recebidos ao longo do ano passado.
A constatação está no relatório de 2019 divulgado ontem pelo Ouvidor Geral do Município, Delcir Getúlio Nardo.
De acordo com o documento, de 391 solicitações recebidas no período, 296 teve solução ou encaminhamento por parte do órgão a algum setor competente da administração municipal.
As outras 95 permanecem pendentes, dependendo de análise para posterior direcionamento.
Os meses de maio, setembro e novembro foram os de maior volume de trabalho, com mais de 20 atendimentos nas principais plataformas de comunicação.
TECNOLOGIA
O levantamento permite concluir ainda que a maioria dos munícipes já adere a recursos digitais na hora de fazer uma reivindicação, crítica ou elogio a serviço prestado pelo poder público.
Os números apresentados nessa terça-feira mostram que, do total de atendimentos feito pelo setor, 80% ocorreram por meio de ferramentas tecnológicas.
Segundo o balanço, foram 161 procuras pelo “e-informações”, quando a pessoa se vale de mecanismo disponível no site da Prefeitura – http://www.aracatuba.sp.gov.br.
Muito perto desse número ficaram os pedidos feitos por e-mail: 153, no total.
Por fim, os contatos feitos diretamente na Ouvidoria (pessoal ou por telefone) somaram 77 durante o último ano.
Dessas três possibilidades de contato, foi também a de contato direto com o órgão que registrou maior número de pendências: 59, ou seja, mais da metade de casos ainda sem soluções por parte da repartição.
Trata-se de uma situação diferente do e-informações, onde, do total de atendimentos, menos de 10% ficaram pendentes ao término do último ano.
Para o ouvidor geral, os dados mostram que a tecnologia tem ajudado na solução para os pedidos.
“Muitos dos atendimentos que ficaram na pendência se devem à falta de alguma informação essencial na hora da comunicação, mas estamos tentando a solução”, explica Delcir.
Ele ressalta que, por lei, o órgão deve dar uma resposta aos munícipes em até 20 dias.
O responsável pelo órgão diz ainda que boa parte dos contatos está relacionada à informação sobre documentação necessária para a realização de algum serviço. ” Poucas têm sido as reclamações”, frisou o ouvidor, destacando que, quando há queixas, na maioria dos casos, estão relacionadas a pedidos de serviços de tapa-buracos, recapeamento ou coleta de lixo.
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RETRANCA
Na gestão de Dilador, serviço passou a funcionar no Atende Fácil
Para facilitar o acesso do cidadão à Ouvidoria Geral, a Prefeitura de Araçatuba transferiu, em 2017, o serviço para o Atende Fácil. Antes, o atendimento era prestado no Paço Municipal.
A ouvidoria é um canal em que o munícipe pode obter informações, apresentar sugestões, formular solicitações, reclamações, críticas ou elogios, como também denunciar irregularidades e atos ilícitos cometidos por servidores, empresas e órgãos públicos, na esfera da administração municipal.
Para a resolução, as denúncias devem conter fundamentação, mesmo que mínima, para que possam ser consideradas e devidamente apuradas pela Corregedoria Geral do Município. A identificação do denunciante não é obrigatória, porém desejável para possibilitar o retorno sobre a solução de dúvidas ou de fatos apontados.
Para agilizar encaminhamentos e eventuais apurações, os fatos diferentes sejam formulados separadamente, anexando, se possível, documentação que possa ajudar na comprovação dos fatos denunciados.
SERVIÇO
O contato do munícipe com a Ouvidoria pode se dar por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura Municipal de Araçatuba na seção “Serviços on-line”; pelo telefone (18) 3607-6663, e pelo e-mail ouvidoria.geral@aracatuba.sp.gov.br. O cidadão também pode ir pessoalmente ao Atende Fácil das 08h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. O serviço fica na rua Oscar Rodrigues Alves, 295, Centro.


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