Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

O Cantinho do Nono, na Avenida Umuarama, em Araçatuba, é hoje a principal atração em termos de decoração natalina. A iniciativa começou com algumas luzes apenas para a família, mas cresceu de proporção e hoje atrai milhares de pessoas.

O Cantinho do Nono está aberto desde o dia 30 de novembro e vai receber visitantes até hoje, das 19 às 23 horas. Neste período, estima-se que aproximadamente 30 mil pessoas devem visitar o local. Na sexta-feira, padre Charles Borg, da Igreja Santo Antônio de Pádua e membros da comunidade rezaram o Terço da Família no ambiente do Cantinho do Nono. O bispo Dom Sergio Krzywy também participou da oração. Nessa terça-feira foi a vez do Papai Noel visitar o local para a alegria das crianças.
Segundo Natalino Cunha, que é natural de Itápolis e chegou a Araçatuba há muitos anos para desenvolver atividade rural, não há uma motivação específica. Muitas pessoas perguntam se foi alguma promessa. Ela afirma que começou por acaso e ganhou vulto. “Hoje fica difícil não fazer a decoração”, admitiu Natalino, que este ano instalou 32 mil lâmpadas. De um ano para outro, além da reposição, que chega a mais de 50%, ele aumenta em torno de 5%. “No ano passado estávamos com 30 mil lâmpadas e este ano chegamos a 32 mil”, disse Natalino.
O Cantinho do Nono é um espaço de 300 metros quadrados para a família passar momentos de tranquilidade, principalmente aos domingos. Natalino tem 72 anos, duas filhas (Jussara e Luciana) e um filho (Maro Antônio), que residem em Araraquara, São José do Rio Preto e Araçatuba. Tem uma neta e três netos.

No período de festas, o espaço é transformado em uma área de visitação pública, graças ao trabalho feito por Natalino, a esposa e outras pessoas que ajudam na montagem.
O espaço tem vários presépios, além de outros atrativos, como Papai Noel. Estão expostas também 208 peças antigas, como máquinas de escrever, máquinas de costura e outras. Mais de 80% das peças são da própria família.

a8 Decoração Natalina Umuarama (22).JPG
ATRAÇÃO – Presépios são destaque na decoração do Cantinho do Nono

 
A8 Decoração Natalina Umuarama (18).JPG
VISITA – Aproximadamente 30 mil pessoas passam pelo local anualmente

FOTOS – ANTÔNIO CRISPIM


Compartilhe esta notícia!