Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA
Muitas pessoas correram para garantir as compras e os presentes na antevéspera do Natal em Araçatuba. Nesta segunda-feira, no final da manhã, o movimento na área central da cidade era intenso. Moradores da região e até de outras localidades aproveitaram períodos de folga ou a estadia na casa de parentes para realizar as compras no comércio de Araçatuba.
Nas principais ruas que ficam no entorno do Centro da cidade houve intenso fluxo de veículos. Locais como a Rua Luiz Pereira Barreto, Oscar Rodrigues Alves, Carlos Gomes, Silva Jardim, além da Avenida dos Araçás, tinham muito trânsito no período próximo a hora do almoço de ontem.
Muita gente esperou a última hora para fazer as compras, como foi o caso de Edneia Teles. Moradora no município de Bilac, que fica a 19km de Araçatuba, ela aproveitou o dia para vir à cidade ao lado do marido e da filha para comprar presentes do amigo secreto da família. Edneia atendeu à reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL deixando uma grande loja de roupas do Calçadão cheia de pacotes. “Brasileiro, como sempre, deixa tudo pra última hora, né!? A gente veio fazer as compras do amigo secreto que vai ser amanhã, resolvemos sair de Bilac para vir pra Araçatuba porque aqui tem mais opção. Amigo secreto de família, todo ano a gente faz”, disse ela, ressaltando que sempre prestigia o comércio de Araçatuba. “Estamos levando perfumes, roupas aqui da loja, um pouco de cada coisa”, completou.
Teve gente que veio de mais longe. Aline de Brito, moradora de Valparaíso, cidade a 45 km de Araçatuba, veio junto com a mãe fazer compras de natal. Na saída de uma loja de doces, no centro, ela conversou com a nossa reportagem e afirmou que aproveitou a folga no trabalho para vir à Araçatuba. “Muita correria, muito trabalho, hoje tive tempo e vim comprar. Estou levando roupas e chocolates para os amigos”, contou Aline, que destacou o preço como diferencial do comércio de Araçatuba. “Ah, o preço, o atendimento, a gente costuma sempre vir aqui pra fazer compras, aí aproveitamos e compramos presentes e roupas pra gente também”, afirmou.
O comércio araçatubense não recebeu apenas compradores de Araçatuba e região nesta segunda-feira. Maria Inês de Souza, moradora de Campinas, cidade a 460 km de Araçatuba, veio passar o Natal na casa da mãe e das netas e comprou presentes para eles em uma grande loja de rede localizada no Calçadão. “Vim passear e comprar presente para os netos. Estou passando o final de ano aqui com meu pai, minha mãe, com meus netos, e meu namorado”, disse Maria que garantiu o presente de Isabela Fernanda, sua neta de 10 anos, que mora em Araçatuba. “Comprei um tablet e um jogo de detetive. Muita correria, cheguei hoje de madrugada”, afirmou justificando o motivo por ter deixado para comprar nos últimos dias. Isabela estava toda feliz com seu presente e já fez planos. “Vou jogar com os meus primos”, disse ao se referir ao jogo que acabara de ganhar da avó.
Nesta mesma loja de rede, a coordenadora administrativa Regiane Rodrigues afirmou que celulares e aparelhos de TV dominaram as vendas deste final de ano. “Bastante celular, bastante TV, o pessoal está aproveitando as promoções. Pessoal aproveita muito essas datas para ver celular, eletrônicos, são o nosso carro chefe”, afirmou. Segundo Regiane, o movimento aumentou consideravelmente na loja no mês de dezembro em relação aos meses anteriores. “Bastante. Dezembrão é Natal, ano novo, é uma demanda enorme”, completou.
De acordo com César Braga, presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão, há expectativa de aumento nas vendas do comércio da região central de Araçatuba entre 5 e 6% neste ano em comparação ao ano passado. Segundo ele, o ticket médio das compras está girando em torno de R$ 140 a R$ 180 reais. “Lógico que tem filho, esposo, esposa, pessoas com poder aquisitivo maior que acabam presenteando com coisas mais caras, mas o ticket médio fica entre 140 e 180 reais. Muitas lojas parcelaram compras em até 24 vezes, ficou bem facilitado. Acredito que você não vai deixar de ganhar seu presente de natal”, afirmou César.
Nesta terça-feira, véspera de Natal, o comércio de Araçatuba funciona das 9h às 18h. Amanhã, dia 25, as lojas estarão fechadas. Já na quinta-feira, dia 26, o comércio abrirá a partir das 12h.

HORÁRIO DO COMÉRCIO

Araçatuba – 9 às 18 horas
Andradina – 9 às 18 horas
Três Lagoas – 8 às 18 horas
Birigui – 9 às 16 horas
Lins – 9 às 18 horas
Penápolis – 9 às 16 horas

A Comércio Diego Fernandes (6).jpg
CONSUMO – Dentro dos estabelecimentos, o movimento foi bom, período de lotação e filas

FOTOS – DIEGO FERNANDES


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Governo de São Paulo lança plano hospitalar para enfrentar novo coronavírus

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – SÃO PAULO O governador João Doria, o secretári…