Home Cidades Araçatuba Observatório Social faz ação para mostrar a carga tributária

Observatório Social faz ação para mostrar a carga tributária

3 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Na manhã deste sábado, voluntários do Observatório Social do Brasil Araçatuba estiveram no calçadão de para Ação de Cidadania Fiscal. Segundo Gislaine Targa, o objetivo foi conscientizar a população sobre a importância do monitoramento do uso do dinheiro público, arrecadado por meio de impostos, tributos e taxas. Durante a ação, a equipe do Observatório Social distribuiu copinhos de água. Aproveitou para mostrar que cada copo de água tem carga tributária de 21%.
Durante toda a manhã, a equipe abordou pessoas e falou sobre o trabalho do Observatório, não apenas em Araçatuba, mas em várias cidades brasileiras. O trabalho consiste no monitoramento de contas públicas, acompanhar as compras e licitações. O observatório procura desenvolver a consciência cidadã, para que cada contribuinte seja um fiscal. A meta é o combate efetivo à corrupção.
Segundo Gislaine Targa, ao distribuir água e mostrar a carga tributária, o objetivo foi exatamente chamar a atenção do cidadão quanto aos custos que estão no preço de cada e levá-lo à reflexão sobre a importância do acompanhamento dos gastos públicos.
O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
“Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos (exceto os que integrem a esfera de atuação do observatório específico) e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social”, diz informe do OSB.

 


Compartilhe esta notícia!