Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Instituições de ensino superior existentes em Araçatuba se destacaram no IGC (Índice Geral de Cursos) do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) de 2018, divulgado ontem.
Numa escala de 1 a 5, FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba), Unitoledo (Centro Universitário Toledo) e Unisalesiano (Centro Universitário Salesiano) obtiveram 4, índice que, juntamente com 5, foi alcançado por 23,3% das faculdades, universidades ou centro universitários brasileiros, totalizando 460 instituições.
Segundo o Inep, autarquia do Ministério da Educação, em todo o País, a maior parte dos estabelecimentos pesquisados (63,3%) recebeu 3, índice que, em Araçatuba, foi alcançado pela Fatec (Faculdade de Tecnologia), pertencente ao Estado. Em todo o Brasil, o montante de escolas de terceiro grau que obtiveram esse indicativo chega a 1.306 instituições avaliadas.
De acordo com o órgão pesquisador, 12,9% das instituições de ensino superior no Brasil tiveram IGC 1 ou 2, desempenho considerado insatisfatório.
O QUE É
O IGC é um indicador de qualidade do ensino superior brasileiro. Ele é calculado anualmente e leva em consideração uma série de insumos, como avaliação dos cursos de pós-graduação e distribuição dos estudantes entre cursos de graduação e pós.
No cálculo, também é considerado o CPC (Conceito Preliminar de Curso), feito com base na nota dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – que mede o quanto o curso de graduação agregou ao desenvolvimento do estudante – e no perfil dos professores.
Ao todo, 8.520 cursos tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e 2.052 instituições de ensino tiveram o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2018 divulgados ontem.
ANÁLISE
Em nota à imprensa, FAC-FEA e Salesiano comemoraram o resultado.
“A FAC-FEA passa atualmente pela sua melhor fase porque, além de se manter no grupo de excelência do ensino superior do Brasil pelo sétimo ano consecutivo, está prestes a instalar seu curso de medicina, cujas obras para implantação dos laboratórios já estão concluídas”, disse fundação educacional, que conta com cerca de 700 alunos em seus cursos de Administração, Direito, Pedagogia e Psicologia.
O Salesiano, por sua vez, destacou o desempenho de seu curso de Serviço Social, que levou a nota máxima (5) no CPC. “O sucesso crescente do curso de Serviço Social se deve à estrutura oferecida pela instituição que proporcionou, inclusive, a contratação e manutenção de um time de docentes de excelência”, disse a coordenadora do curso, Cláudia Ferreira. Apenas 1,7% (149) dos 8.520 cursos avaliados no Brasil, em 2018, tiveram nota máxima. O CPC considera quesitos como a qualidade da formação dos professores, o conceito do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o desenvolvimento dos alunos que estão concluindo os cursos e a percepção dos estudantes sobre o processo de formação oferecido.

 


Compartilhe esta notícia!