Compartilhe esta notícia!

ANTONIO CRISPIM – ARAÇATUBA

A Lagoa José Miranda, ou Lagoa do Miguelão, como é mais conhecida, é uma área verde do município, no Jardim Amizade, próximo ao zoológico. A lagoa, no passado, captava de forma natural, as águas pluviais de extensa bacia. Quando aquela região da cidade começou a ser urbanizada, surgiram os primeiros problemas.

A pavimentação das vias aumentou o volume de água e assim, durante muito tempo foram comuns os alagamentos, para desespero de moradores próximos. Várias obras foram executadas para que a lagoa chegasse à situação atual. Hoje, com pista de caminhada e campo de futebol, a área é bastante usada pelos moradores. Além disso, muitas aves dão colorido especial ao local.
Os moradores mais antigos falam sobre Miguelão, um homem que morava sozinho na área da lagoa. Os adolescentes que teimavam em furtar frutas ou simplesmente entrar na lagoa, era prontamente rechaçados. Dizem que ele era o guardião da lagoa. Daí o nome que vem se mantendo durante décadas. Mesmo com outra denominação, continua sendo a Lagoa do Miguelão.
Enquanto muitos que passam pelo local se encantam com a beleza natural em plena área urbana, os antigos moradores relatam que já sofreram muito com as enchentes. A cada chuva era um transtorno, com casas inundadas. Hoje, admitem, a situação melhorou bastante. O pode público tem cuidado da área, mantendo a lagoa limpa, o que evita entupimento das galerias e o transbordamento.
Há projetos para melhorar toda a área e criar formas de atrair a comunidade para caminhadas e outras atividades físicas no local. Aquela região da cidade cresceu muito e carece de espaços comunitários adequados.

 

 


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Holambra tem programação especial para o período natalino

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – HOLAMBRA O Parque da Expoflora, em Holambra, t…