Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

O desenvolvimento de uma cidade depende muito de suas vias de acesso. Araçatuba, na primeira metade do século passado, tinha algumas vidas importantes, como a atual Marcílio Dias (saída par Engenheiro Taveira), a Rua Aguapeí (saída Para Guararapes) e outras vias igualmente importantes. No entanto, a cidade começou a mudar a partir do final da década de 1950, quando foi inaugurada a Avenida Brasília, construída pelo empreendedor Elísio Gomes de Carvalho, que entre outros empreendimentos, loteou o Nova Iorque.

A Avenida Brasília, que hoje continua uma via moderna, completou 62 anos. Isso mostra que a sua construção foi revolucionária e um marco não apenas para Araçatuba, como para toda a região. O araçatubense orgulha-se da Avenida Brasília, palco de comemorações de competições esportivas e manifestos políticos.

A Avenida Brasília foi inaugurada em janeiro de 1957 para ser o cartão postal de um novo empreendimento, o Jardim nova Iorque. A obra foi executada pela Construtora Paulista, de Elísio Gomes de Carvalho. Três prédios marcaram o empreendimento: Cantina Jardim Nova (atual Bola Sete), o escritório do empreendedor e logo em seguida a construção do prédio do Centro do Professorado Paulista (CPP).

Foram obras que marcaram a ocupação daquela região da cidade. A Brasília, com o decorrer do tempo, transformou-se no principal acesso ao centro da cidade e em um dos centros empresariais mais importantes, consolidado com a instalação de importantes empresas e, mais recentemente, com a construção do New York Tower, um moderno edifício empresarial.

03 araçatuba.jpg

 

O idealizador da Avenida Brasília orgulhava-se de sua obra. A avenida tem 50 metros de largura, a fiação elétrica é subterrânea e os postes de iluminação pública são de mármore. Até as lâmpadas fluorescentes eram uma inovação para a época. A avenida tem 1.620 metros de extensão, com canteiro central de cinco metros, quatro jardins laterais, quatro calçadas e 30 mil metros de guias e sarjetas, além de redes de água e de esgoto. Tudo custeado pelo empreendedor, que depois repassou para o município.

APROVAÇÃO
A população de Araçatuba e da região sempre teve a Brasília como referência. Não é por acaso que o Bola Sete já tem mais de 60 anos. Além disso, outros empreendedores sempre investiram naquela via.
O engenheiro Rafael Ferreira (Ferreira Engenharia) foi visionário ao projetar o NY Tower. Trata-se de uma obra que seria destaque em qualquer cidade do Brasil. A torre deu realce especial à Avenida Brasília e tornou-se referência, já que é vista de longe, tanto por quem está na cidade como por quem passa na Rodovia Marechal Rondon.

 


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Holambra tem programação especial para o período natalino

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – HOLAMBRA O Parque da Expoflora, em Holambra, t…