Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

O desenvolvimento de uma cidade depende muito de suas vias de acesso. Araçatuba, na primeira metade do século passado, tinha algumas vidas importantes, como a atual Marcílio Dias (saída par Engenheiro Taveira), a Rua Aguapeí (saída Para Guararapes) e outras vias igualmente importantes. No entanto, a cidade começou a mudar a partir do final da década de 1950, quando foi inaugurada a Avenida Brasília, construída pelo empreendedor Elísio Gomes de Carvalho, que entre outros empreendimentos, loteou o Nova Iorque.

A Avenida Brasília, que hoje continua uma via moderna, completou 62 anos. Isso mostra que a sua construção foi revolucionária e um marco não apenas para Araçatuba, como para toda a região. O araçatubense orgulha-se da Avenida Brasília, palco de comemorações de competições esportivas e manifestos políticos.

A Avenida Brasília foi inaugurada em janeiro de 1957 para ser o cartão postal de um novo empreendimento, o Jardim nova Iorque. A obra foi executada pela Construtora Paulista, de Elísio Gomes de Carvalho. Três prédios marcaram o empreendimento: Cantina Jardim Nova (atual Bola Sete), o escritório do empreendedor e logo em seguida a construção do prédio do Centro do Professorado Paulista (CPP).

Foram obras que marcaram a ocupação daquela região da cidade. A Brasília, com o decorrer do tempo, transformou-se no principal acesso ao centro da cidade e em um dos centros empresariais mais importantes, consolidado com a instalação de importantes empresas e, mais recentemente, com a construção do New York Tower, um moderno edifício empresarial.

03 araçatuba.jpg

 

O idealizador da Avenida Brasília orgulhava-se de sua obra. A avenida tem 50 metros de largura, a fiação elétrica é subterrânea e os postes de iluminação pública são de mármore. Até as lâmpadas fluorescentes eram uma inovação para a época. A avenida tem 1.620 metros de extensão, com canteiro central de cinco metros, quatro jardins laterais, quatro calçadas e 30 mil metros de guias e sarjetas, além de redes de água e de esgoto. Tudo custeado pelo empreendedor, que depois repassou para o município.

APROVAÇÃO
A população de Araçatuba e da região sempre teve a Brasília como referência. Não é por acaso que o Bola Sete já tem mais de 60 anos. Além disso, outros empreendedores sempre investiram naquela via.
O engenheiro Rafael Ferreira (Ferreira Engenharia) foi visionário ao projetar o NY Tower. Trata-se de uma obra que seria destaque em qualquer cidade do Brasil. A torre deu realce especial à Avenida Brasília e tornou-se referência, já que é vista de longe, tanto por quem está na cidade como por quem passa na Rodovia Marechal Rondon.

 


Compartilhe esta notícia!