Compartilhe esta notícia!

VITOR MORETTI – ARAÇATUBA

Em uma cidade cada vez mais desenvolvida, os anseios da população também mudam. Com jeito de ‘caipira’, Araçatuba ganha, a cada ano, ares de cidade grande. E em uma cidade cada vez mais integrada, faz-se necessário pensar em alternativas seja por terra, água ou pelo ar. Em 2019, o município viu crescer exponencialmente a oferta de voos. Novos destinos, novas demandas, novos caminhos surgem na vida dos araçatubenses e ajudam a ter mais praticidade.

A reportagem ‘desembarcou’ no Aeroporto Estadual Dario Guarita, já considerado um ‘senhor’ imponente, com seus 63 anos de inauguração. Aqui, as emoções dos encontros e das despedidas cruzam com as oportunidades de negócios. Para facilitar o trânsito Araçatuba-São Paulo (são 522 quilômetros de distância), por que não ofertar voos diretos para esses trechos?

Alcançando novos voos  - Avião Azul.JPG

Pensando assim, Araçatuba recebeu duas empresas aéreas neste ano. A primeira a começar a operar com voos diários para a capital paulista foi a Passaredo Linhas Aéreas, inicialmente com pousos em Congonhas, partindo às 15h25. Duas semanas depois, o sucesso foi tão grande, que a companhia aérea decidiu abrir mais um horário, dessa vez direto para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, com partida às 5h45.

Para aumentar ainda mais essa oferta, nesta segunda-feira (2), a Gol Linhas Aéreas iniciou as operações na cidade. O primeiro voo partiu às sete da manhã com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Além dessas duas novas empresas aéreas operando na cidade, a Azul mantém três voos diários ligando Araçatuba ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O primeiro avião parte às 5h30, o segundo às 11h05 e o terceiro, às 16h05.

Só para se ter uma ideia, em 2017 95.303 passageiros embarcaram no aeroporto de Araçatuba. No ano passado, esse número cresceu para 101.627, um aumento de 6% no período. Com a chegada das novas aéreas, a expectativa para esse ano é ainda maior.

A professora Cristiane Magalhães Bissaco, que mora em Araçatuba, viaja com frequência e afirma que a oferta de voos irá facilitar, não somente na questão financeira, mas a opção de destinos.

“Eu acho que em termos financeiros fica mais atrativo. Além disso, temos mais opções de destinos, porque até então o cidadão araçatubense que gostaria de ir para qualquer lugar tem que fazer escala em Viracopos (Campinas). Agora, tem a opção de descer diretamente em Congonhas ou Guarulhos”, opinou.

Alcançando novos voos - Passaredo.JPG

HISTÓRIA

O Aeroporto Dario Guarita é um aeroporto regional do interior paulista administrado pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), possui pista asfaltada com comprimento de 2.120 metros e 35 metros de largura, comportando aeronaves como Boeing 737 e Airbus 320, tendo registrado o terceiro maior movimento em número de passageiros administrados pelo Daesp em 2007.
O aeroporto começou a ser construído em 1956 pela Prefeitura, posteriormente passou ao controle do estado, o qual o modernizou e o reinaugurou como um aeroporto estadual regional, em 1991. Recentemente, a pista passou por melhorias para receber um Boeing 737-800 da Gol.

 


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Empresário que prensou mulher com caminhonete na região é preso em Goiás

Compartilhe esta notícia!Foram 472 dias, o equivalente a um ano, três meses e 17 dias de d…