Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

 

A GS Inima Samar iniciará em janeiro a construção da nova ETA (Estação de Tratamento de Água) Baguaçu. A informação foi passada ontem, em Araçatuba, pelo presidente do grupo controlador da empresa, Paulo Roberto de Oliveira. Segundo ele, o empreendimento está avaliado em aproximadamente R$ 30 milhões, sendo bancado inteiramente com recursos da concessionária. A previsão é de que a obra esteja concluída em até dois anos.
De acordo com Oliveira, a nova estação será o “grande marco” do programa de investimentos da GS Inima Samar previsto para até 2021 e substituirá a estrutura existente hoje naquela localidade. “Em vez de recuperar as estações existentes, tomamos a decisão de construir uma estação nova, moderna e com tecnologia mais apurada”, destacou.
Com essa construção, disse o líder do grupo, a expectativa é garantir o abastecimento de água do município por pelo menos mais 50 anos. “Assim, vamos garantir a perenidade do fornecimento de água para a população de Araçatuba”, assegurou, ressaltando que a nova estação de tratamento de água terá capacidade maior do que a das outras duas existentes hoje na cidade. “Ela será construída justamente para que tenhamos água suficiente para toda a população. Essa nova estação deve levar em torno de 24 meses para ficar pronta e, junto com a ETA Tietê, vai ser responsável pelo abastecimento de água”, destacou o presidente.

Ele acredita que, assim, problemas de falta d’água, como os ocorridos neste ano na zona leste e no bairro Jussara, que chegaram durar quatro dias, não ocorrerão mais. “Poderá haver interrupções apenas em situações de emergência”, ponderou.
Também chamada de ETA 4, aumentará a segurança do abastecimento de água com a complementação da produção das ETAS 1 e 2, construídas nos anos 1950 e 70, respectivamente.
NOVA MARCA
A entrevista foi concedida na tarde dessa sexta-feira, durante solenidade ocorrida na sede da empresa para o lançamento de sua nova marca. Desde ontem, a Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) carrega o nome de GS Inima Samar, ou seja, associado ao grupo empresarial coreano que a adquiriu em 2016.
A mudança, enfatizou Oliveira, foi um “presente” para Araçatuba por ocasião de seus 111 anos, a serem comemorados na próxima segunda-feira. Ele fez questão de destacar que a Samar é a primeira das 12 empresas do ramo de saneamento básico pertencentes ao grupo espalhadas pelo Brasil que receberá essa marca. A mudança atingirá todo grupo a fim de fazer com que cada marca não atue de forma isolada.
“Essa mudança representa o fortalecimento da nossa marca, representando todo o comprometimento que assumimos em maio de 2016 com metas, acordos contratuais e prestação de serviço de qualidade à população. E fortalece a marca também junto a clientes, colaboradores e parceiros”, afirmou, durante a entrevista.
PROGRAMAÇÃO
Ainda dentro do programa de investimentos da Samar, neste sábado, serão entregues as novas redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto nos bairros Moreira e Etharari, o que possibilitará o asfaltamento das ruas em ambas as localidades.
Outro destaque está previsto é para março de 2020, quando deverão ser entregues 50% das obras do Plano de Setorização. Araçatuba, que conta com três sistemas de abastecimento de água, será dividida em 42 setores para, coma poio de monitoramento online, fazer melhor gestão da rede de abastecimento, em especial, reduzir as perdas de água, reduzir impactos e agilizar os serviços de manutenção. Nos setores onde a setorização já foi implantada, a GS Inima Samar registrou resultados muito positivos como a queda expressiva no índice de perdas de água.

 


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Empresário que prensou mulher com caminhonete na região é preso em Goiás

Compartilhe esta notícia!Foram 472 dias, o equivalente a um ano, três meses e 17 dias de d…