Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O comércio varejista está otimista em relação às vendas de fim de ano. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A estimativa é arrecadar R$ 35,9 bilhões, o que representa 4,8% mais do que no ano passado. Em Araçatuba, segundo o presidente da Associação dos Logistas do Calçadão (Alca), César Braga, a estimativa é aumento das vendas em torno de 5%.
Esse percentual na principal data para o comércio no ano não é registrado desde 2013, quando o crescimento foi de 5%. Caso essa previsão se confirme, o varejo voltará ao patamar de vendas natalinas de 2014, ano considerado o do início da crise econômica por analistas.
Segundo César Braga, independente das estimativas de aumento nas vendas, o mais importante é que o comerciante está confiante. “Isso pode ser observado no dia a dia. Muitos estabelecimentos já estão sendo decorados, criando um clima de otimismo e confiança. O clima mudou positivamente”, afirmou César Braga, que já está trabalhando para a decoração da área central e a chegada do Papai Noel, programada para as 19 horas do dia 10 de dezembro.
Para o economista da CNC, Fabio Bentes, a previsão otimista se dá em razão de quatro fatores principais: inflação baixa, maiores prazos de crédito para o consumidor, liberação de recursos como Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e Pis/Pasep e a leve melhora no mercado de trabalho. “A inflação baixa, com IPCA abaixo de 3% ao ano, ajuda a preservar o poder de compra. O consumidor não sente que o dinheiro está indo embora tão rápido”, explicou o economista.

HORÁRIO ESPECIAL
Segundo César Braga, o comércio vai começar a funcionar em horário especial no sábado dia 7. Nos sábados 7, 14 e 212, o comércio vai funcionar das 9 às 18 horas; nos domingos 15 e 22, das 9 às 15 horas. Neste período, de segunda-feira a sexta-feira, o funcionamento será das 9 às 22 horas. Na véspera de natal (24), o comércio vai funcionar das 9 às 18 horas e vai reabrir no dia 26 a partir das 12 horas.

NESTA QUARTA-FEIRA
Devido ao feriado municipal do Dia da Consciência Negra, o comércio vai funcionar em horário extraordinário, das 9 às 15 horas.

 


Compartilhe esta notícia!