DA REDAÇÃO – Araçatuba

Jogador com mais minutos em campo pela Seleção Brasileira Sub-17, o araçatubense Henri é um líder para o elenco. Não é à toa que o zagueiro tem sido o capitão nos últimos jogos da equipe, inclusive usará braçadeira durante a Copa do Mundo Sub-17, que começará no próximo sábado e será disputada no Brasil. Henri faz parte do grupo de jogadores que defendem a Seleção desde o Sul-Americano Sub-15. Henri é atleta do Palmeiras, assim como os zagueiros Garcia e Renan e o atacante Gabriel Veron, também convocados para o Mundial Sub-17.
Henri Marinho dos Santos começou a praticar futebol na escolinha do América do bairro Santana, em Araçatuba. Segundo Hélio Pereira dos Santos, o filho chegou à escolinha aos seis anos. O garoto participou de várias edições dos campeonatos organizados pela Liga de Futebol Menor de Araçatuba e Região (Lifmar) para, em seguida, disputar o Campeonato Paulista sub-11 com a camisa do Tanabi. Dois anos depois, com o Penapolense jogou um campeonato regional sub-13. No América do bairro Santana, Henri foi treinado por José Vieira e Sá (Mané da Santa Casa) e pelo filho dele, Flávio Tada. Mané diz que o pupilo é muito técnico, de chute forte, bom cabeceio e cobra muito bem tanto falta como pênalti.
Em março deste ano, o araçatubense foi ao Campeonato Sul-Americano Sub-17, disputado em Lima (Peru) com a Seleção Brasileira, desclassificada na primeira fase. No ano passado, Henri e o Palmeiras foram campeões do Mundial de Clubes com uma vitória por 4 a 2 sobre o Real Madrid (Espanha). Com a Seleção Canarinho, Henri foi vice-campeão Sul-Americano em 2017 pela categoria sub-15. Com a base do Verdão, é tricampeão paulista (2016/17/18). Neste ano, o araçatubense foi campeão da Copa do Brasil da categoria sub-17 em cima do arquirrival São Paulo.Em 2018, Henri assinou o primeiro contrato profissional embora continue atuando no sub 17. Ele é considerado uma joia palmeirense da geração nascida em 2002.

ESTREIA
No sábado passado, a Seleção Brasileira Sub-17 venceu o último amistoso antes de estrear na Copa do Mundo Sub-17, que será disputada no Brasil. A equipe brasileira derrotou os Estados Unidos de virada, por 4 a 1 na Granja Comary. Saldaña (contra), Gabriel Veron, Kaio Jorge e Diego Rosa marcaram os gols do triunfo brasileiro. O Brasil jogou com Matheus Donelli; Yan (Gustavo Garcia), Henri, Luan Patrick e Patryck (Renan); Daniel Cabral (Pedro Lucas) e Talles Costa (Diego Rosa); João Peglow (Sandry), Talles Magno, Kaio Jorge (Lázaro) e Gabriel Veron (Matheus Araújo).
Os meninos do técnico é Guilherme Dalla Déa estrearão no Mundial no próximo dia 26, primeiro dia da competição, contra o Canadá, no Estádio Bezerrão, em Brasília (DF). A Seleção viajou ontem para a capital federal. Segundo maior campeão, com três títulos, o Brasil será sede da Copa do Mundo Sub-17 pela primeira vez este ano.
Anteontem, os jovens da Sub-17 receberam a visita do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, de Juninho Paulista e Tite, respectivamente coordenador e técnico da Seleção principal. “Façam o seu melhor. Vocês precisam ter na cabeça que vocês, principalmente por serem mais jovens, sabem o que podem produzir dentro da função de vocês. Tenham coragem e preparem-se mentalmente para a hora que estiverem dentro do jogo para fazer o seu melhor. É a forma de contribuir e dar o passo para chegar à final. Passo a passo para nós chegarmos lá”, incentivou Tite.

PERFIL

Um herói: Flash
Um ídolo: Thiago Silva (zagueiro do PSG/Seleção Principal)
Uma frase: “A fé na vitória tem que ser inabalável”
Um sonho: Campeão da Copa do Mundo
Uma saudade: Da família e dos amigos
O que gosta de fazer na concentração? Gosto de ouvir música, resenhar com os amigos e jogar bilhar e tênis de mesa. Não sou muito fã de videogame, mas também sei jogar.
Um livro: O Submundo do Futebol
Série ou filme? Série
Então, uma série…? Stranger Things
Cantar ou dançar? Cantar
Um estilo musical: Pagode e funk
Cantor: Ferrugem, Xande de Pilares e Tiêe
Músicas: Pingos de amor (Turma do Pagode), Na pagodeira (Samprazer) e Porradão (Tiêe)
Um jogo inesquecível: Brasil x Portugal (final do Torneio de Montaigu, na França).

Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Secretaria desenvolve produto natural para auxiliar no combate a carrapatos

DA REDAÇÃO – SÃO PAULO Um produto natural com capacidade para combater os carrapatos…