Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Na semana dedicada a Nossa Senhora Aparecida, a Diocese de Araçatuba, que tem nela a sua padroeira, tem uma programação extensa e abrangente em todas as 19 cidades. De novenas a missas, a devoção mariana tem espaço em todas as comunidades e paróquias.
Antes mesmo do dia 12 de outubro, dia solenemente dedicado a Nossa Senhora Aparecida, as paróquias da Diocese promovem tríduos, novenas e orações rumo a mais uma celebração. Os exemplos vêm de cidades como Andradina , Lavínia, cidade que tem a santa como padroeira, e Piacatu, as quais se preparam para a festa da Padroeira com a novena votiva.

Desde o dia 24 de setembro, a Paróquia São Sebastião, de Andradina, realiza nas comunidades e na matriz a Novena de Nossa Senhora Aparecida. O encerramento será no dia 10, na paróquia. Já na Paróquia São José, em Piacatu, desde o dia 3 ocorrem os momentos de oração em preparação para a data festiva da Padroeira.

Em Guaraçaí, outra cidade na qual a padroeira é Nossa Senhora Aparecida, a paróquia local promove um tríduo de 9 a 11 deste mês com missas votivas. Em Araçatuba, a Catedral Diocesana também prepara suas comemorações com três dias antecedentes de missas e o Ofício da Imaculada. Aparecida também é a padroeira de Araçatuba.

NO DIA 12

A4 Barqueata Nossa Senhora Aparecida - Cristina Bonfim - Paróquia Sant’Ana (4).jpg

No feriado da Padroeira, a programação é extensa, com missas e procissões por toda a Diocese. Neste dia, uma das festividades mais populares da região é a da Paróquia Sant’Ana, que começa na madrugada, com a caminhada dos devotos de Nossa Senhora Aparecida da igreja até a ponte do Rio Tietê.

Segundo o padre Fernando Stanicheschi, pároco local, centenas de fiéis vão sair da paróquia ás 2h, percorrendo quase 20 quilômetros até a barranca do rio, onde às 7h começa o Santo Terço e posteriormente a tradicional barqueata, a qual passa pelos ranchos da região e termina com a recepção da imagem no Condomínio Santa Fé, às 10h.

Após o acolhimento, a imagem vai em carreata por quase 20 quilômetros até o trevo Pé-de-Galinha, onde será acolhida por devotos motociclistas e motoristas, que seguem em procissão até a Paróquia Sant’Ana, cuja missa da padroeira ocorre às 11h.

“Aproximando-se de mais um ano em que se celebra a festa da Padroeira, a Paróquia Sant’ Ana, da cidade de Araçatuba, conservando a tradição de homenagear Nossa Senhora Aparecida, preparou uma programação especial. convidamos a todos da cidade de Araçatuba e região, que quiserem celebrar esta solenidade junto de nossos paroquianos, louvando a Deus por nos conceder Maria Santíssima, a mãe de Jesus, como nossa mãe. Venerada no título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida”, afirma o sacerdote.

Informações sobre a caminhada e demais eventos podem ser obtidas por meio do número (18) 3623-8521.
Valparaíso e Bento de Abreu também promovem a tradicional caminhada em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Por cerca de 10 quilômetros, os fiéis saem da Capela Nossa Senhora Aparecida, em Valparaíso, após a Santa Missa das 5h, e caminham até a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, onde recebem a benção.

JUBILEU
Ainda no dia 12, a região pastoral de Araçatuba celebra o Jubileu de Prata da Diocese de Araçatuba com a Santa Missa na Catedral, às 19h, presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy e concelebrada por todos os padres da cidade.

Conforme o pároco local, padre José Carlos Guabiraba, celebrar o Jubileu é se alegrar com Maria. “Nossa Diocese está celebrando 25 anos criação e instalação e há missas em todas as regiões pastorais, sendo neste dia a de Araçatuba. Nesse clima de jubileu, alegramo-nos com Maria e, com Jesus no Centro, olhamos para a nossa história de 25 anos e, com alegria, para os frutos que colhemos e que com esperança para as sementes que haveremos de semear”, diz. (Assessoria de Comunicação da Diocese).

 


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Entrega de documentos da bolsa de estudos e auxílio-transporte começa na sexta-feira

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ANDRADINA A Secretaria de Promoção e Assistênc…