AraçatubaCidades

Diocese tem programação voltada para a Padroeira

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Na semana dedicada a Nossa Senhora Aparecida, a Diocese de Araçatuba, que tem nela a sua padroeira, tem uma programação extensa e abrangente em todas as 19 cidades. De novenas a missas, a devoção mariana tem espaço em todas as comunidades e paróquias.
Antes mesmo do dia 12 de outubro, dia solenemente dedicado a Nossa Senhora Aparecida, as paróquias da Diocese promovem tríduos, novenas e orações rumo a mais uma celebração. Os exemplos vêm de cidades como Andradina , Lavínia, cidade que tem a santa como padroeira, e Piacatu, as quais se preparam para a festa da Padroeira com a novena votiva.

Desde o dia 24 de setembro, a Paróquia São Sebastião, de Andradina, realiza nas comunidades e na matriz a Novena de Nossa Senhora Aparecida. O encerramento será no dia 10, na paróquia. Já na Paróquia São José, em Piacatu, desde o dia 3 ocorrem os momentos de oração em preparação para a data festiva da Padroeira.

Em Guaraçaí, outra cidade na qual a padroeira é Nossa Senhora Aparecida, a paróquia local promove um tríduo de 9 a 11 deste mês com missas votivas. Em Araçatuba, a Catedral Diocesana também prepara suas comemorações com três dias antecedentes de missas e o Ofício da Imaculada. Aparecida também é a padroeira de Araçatuba.

NO DIA 12

A4 Barqueata Nossa Senhora Aparecida - Cristina Bonfim - Paróquia Sant’Ana (4).jpg

No feriado da Padroeira, a programação é extensa, com missas e procissões por toda a Diocese. Neste dia, uma das festividades mais populares da região é a da Paróquia Sant’Ana, que começa na madrugada, com a caminhada dos devotos de Nossa Senhora Aparecida da igreja até a ponte do Rio Tietê.

Segundo o padre Fernando Stanicheschi, pároco local, centenas de fiéis vão sair da paróquia ás 2h, percorrendo quase 20 quilômetros até a barranca do rio, onde às 7h começa o Santo Terço e posteriormente a tradicional barqueata, a qual passa pelos ranchos da região e termina com a recepção da imagem no Condomínio Santa Fé, às 10h.

Após o acolhimento, a imagem vai em carreata por quase 20 quilômetros até o trevo Pé-de-Galinha, onde será acolhida por devotos motociclistas e motoristas, que seguem em procissão até a Paróquia Sant’Ana, cuja missa da padroeira ocorre às 11h.

“Aproximando-se de mais um ano em que se celebra a festa da Padroeira, a Paróquia Sant’ Ana, da cidade de Araçatuba, conservando a tradição de homenagear Nossa Senhora Aparecida, preparou uma programação especial. convidamos a todos da cidade de Araçatuba e região, que quiserem celebrar esta solenidade junto de nossos paroquianos, louvando a Deus por nos conceder Maria Santíssima, a mãe de Jesus, como nossa mãe. Venerada no título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida”, afirma o sacerdote.

Informações sobre a caminhada e demais eventos podem ser obtidas por meio do número (18) 3623-8521.
Valparaíso e Bento de Abreu também promovem a tradicional caminhada em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Por cerca de 10 quilômetros, os fiéis saem da Capela Nossa Senhora Aparecida, em Valparaíso, após a Santa Missa das 5h, e caminham até a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, onde recebem a benção.

JUBILEU
Ainda no dia 12, a região pastoral de Araçatuba celebra o Jubileu de Prata da Diocese de Araçatuba com a Santa Missa na Catedral, às 19h, presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy e concelebrada por todos os padres da cidade.

Conforme o pároco local, padre José Carlos Guabiraba, celebrar o Jubileu é se alegrar com Maria. “Nossa Diocese está celebrando 25 anos criação e instalação e há missas em todas as regiões pastorais, sendo neste dia a de Araçatuba. Nesse clima de jubileu, alegramo-nos com Maria e, com Jesus no Centro, olhamos para a nossa história de 25 anos e, com alegria, para os frutos que colhemos e que com esperança para as sementes que haveremos de semear”, diz. (Assessoria de Comunicação da Diocese).

 

Comment here