AraçatubaCidades

Povos indígenas são tema de feira da Escola SEB Thathi

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A escola SEB Thathi realizou neste sábado (5) a Feciarte SEB. A feira tem como objetivo estimular os alunos ao trabalho de pesquisa para a montagem de projetos direcionados por um tema central. Esse ano o tema foi Línguas Indígenas, o mesmo da Unesco (Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura). O evento foi desenvolvido das 8 às 17 horas. A exposição procurou recriar um ambiente indígena e os alunos estavam com a pintura característica. Não faltaram índios verdadeiros, que expuseram artesanato – pulseiras, colares e outros adereços. No palco, muitas atrações musicais.
Ao chegar na recepção da escola, os visitantes já se deparavam com ambiente completamente diferente. Muitos alunos com pintura típica dos índios. Nas salas, um mergulho no universo índice, com a aula de língua indígena, as moradias e os artesanatos. Tudo remetendo à população indígena.
Segundo o diretor do SEB Thathi, André Cefali, todos os anos a escola utiliza o mesmo tema da Unesco como base para os projetos pedagógicos. “A Unesco diz que das 350 línguas existentes no mundo, pelo menos 40 são extintas todo ano. Então a intenção foi proporcionar uma reflexão em cima desta questão cultural. Desde o início do ano a escola vem desenvolvendo com os alunos projetos que conversam com o tema e a Feciarte é uma mostra de tudo que nós estamos produzindo durante o ano”, afirmou o diretor.
De acordo com a direção da escola, participaram da Feciarte alunos desde a educação infantil até o 2º ano do ensino médio. A feira envolveu quase 800 alunos. O público visitante superou as expectativas. Pessoas envolvidas diretamente na organização admitiram que deu muito trabalho, mas que o resultado foi compensador, já que durante todo o período de feita o local recebeu muita gente. E o mais importante as pessoas faziam questão de passar por todas as salas, tendo contato com a cultura indígena.

A4 Feciarte SEB (18).JPG
ARTESANATO – Índios expõem produtos como pulseiras e colares

 

Comment here