AraçatubaCidadesEntertainment

Com quatro competições, Araçatuba volta a ser a capital nacional do Quarto de Milha

DA REDAÇÃO  – ARAÇATUBA

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) inicia hoje o segundo grande evento em Araçatuba. O complexo de competições esquestres, com três grandes arenas, foi instalado no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado e inaugurado em julho, com a realizadoi do 42º Campeonato Nacional Quarto de Milha. Neste segundo grande evento, serão desenvolvidas quatro competições de forma simultânea: o 40º Potro do Futuro, a 13ª Copa dos Campeões, o 5º Derby e 2º Juvenil. As provas serão desenvolvidas até domingo (13), a partir das 8 horas, com término por volta de 20 horas.
Neste domingo, a partir das 8 horas, os cavalos e cavaleiros já estarão nas pistas para as provas. No entanto, a abertura oficial, com a presença das autoridades, está marcada para as 10h30, na arena central. O superintendente da ABQM, Sérgio Ricardo da Silva, afirmou que a expectativa é ter uma media mínima de 15 mil pessoas por dia circulando no Recinto, com pico de 25 mil no final de semana. “Esperamos manter o que tivemos no nosso primeiro evento. Na parte financeira, a ABQM espera gerar aqui em Araçatuba mais de R$ 10 milhões, gerando de 500 a 700 empregos na cidade”, afirmou Sérgio Ricardo, frisando que os setores de hotelaria, alimentação, locação de imóveis, combustíveis, lazer e comércio em geral, devem ser os principais beneficiados.
COMPETIÇÕES
De acordo com a ABQM, a 40º Potro do Futuro, 13ª Copa dos Campeões, 5º Derby e 2º Juvenil da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), que ocorrem de 06 a 13 de outubro de 2019, representam mais um recorde de inscrições. Para as provas de Araçatuba foram 7.589 inscrições. O crescimento em relação às competições de 2018, realizadas em Londrina (PR), foi de 3,4%.
A participação de competidores e animais também aumentou. Participarão 1.468 atletas profissionais e amadores – crescimento de 10% no comparativo com 2018 -, e 2.598 cavalos, 11% a mais. Provas de 18 modalidades serão disputadas nas arenas no Parque de Exposições Clibas de Almeida Prado – Maior Complexo Equestre da América Latina – inauguradas em julho deste ano, no primeiro evento da raça no recinto.
“Registramos um aumento de 8% nas inscrições do Potro do Futuro e de 7% no Derby. Esta é uma competição de extrema importância para os quartistas, pois é no Potro do Futuro que conhecemos uma nova geração de cavalos atletas e as linhagens que se destacarão no futuro. Já o Derby, é uma nova chance para os animais se comprovarem em pista”, afirmou Cicinho Varejão, presidente da ABQM. As competições tem representantes de 18 estados.
Gastronomia
Durante o evento, o recinto contará com 15 restaurantes e 10 bares, além de uma praça de alimentação completa e food trucks. Segundo Selly Sayed, gerente de marketing da ABQM, o sucesso do primeiro evento fez com que este tivesse mais interessados. “A gente percebeu que o pessoal gosta e frequenta os bares e restaurantes, a gente está com uma área gastronômica impecável, venham conhecer”, convidou.
Além da alimentação, haverá área de conveniência e lazer, lojas de diversos seguimentos como: moda country, empresas veterinárias, galerias de garanhões, trailers, concessionárias, dentre outros.
Programação
A abertura oficial das competições ocorrerá às 10 e meia da manhã no domingo, dia 6. Na quinta-feira, dia 10, acontecerá a partir das 19h a “Festa da Primavera” com barracas de comidas típicas, música ao vivo e flores. A festa será em prol do projeto EquoABQM e de outras instituições de caridade da cidade e será organizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba.
No sábado, dia 12, será realizada uma missa em celebração à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. O evento será às 11h. Logo depois haverá outra festa em comemoração ao Dia das Crianças, que contará com brinquedos infláveis, carrinho de pipoca, churros, milho, além de personagens conhecidos das crianças.

 

Comment here