AraçatubaCidades

Partido faz ‘vestibular’ para lançar candidato a prefeito

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Sob a alegação de que, em sua seara, não existe candidato escolhido por ser “amigo do rei”, o Partido Novo acaba de abrir, em Araçatuba, processo seletivo para a escolha de seus postulantes na eleição municipal do próximo ano.
As incrições, para os interessados em concorrer a prefeito e a vice-prefeito, estão abertas até 31 de outubro. O resultado será conhecido em 15 de novembro. Já a seleção para pretendentes ao pleito para vereador ocorrerá em outro período. As inscrições serão abertas em breve, estendendo-se até fevereiro do ano que vem.
Em ambos os casos, os concorrentes terão de cumprir três etapas: inscrever-se no processo seletivo; ser filiado; e ser aprovado no processo seletivo e, posteriormente, na convenção municipal.
Para realizar essa seleção, recorrente em todos os Estados e municípios onde o Novo tem atuação e representatividade, Araçatuba precisou passar pelo crivo do diretório nacional. Regras e metas haviam sido estabelecidas para que as cidades que tenham um grupo organizado de filiados recebam sinal verde para começar a selecionar pré-candidatos para a eleição de 2020.
Segundo comunicado divulgado pela direção do partido, atendeu às três primeiras regras estabelecidas: ter mais de 150 filiados ativos; apresentar chapa completa para futura composição do diretório municipal; e estar entre as três cidades com menos de 300 mil habitantes no Estado com a melhor relação entre número de filiados ativos e quantidade de eleitores da cidade. Com isso, o partido abriu inscrições no município e em outras 54 cidades para a seleção de pré-candidatos ao Executivo.
Dessa forma, o partido, que disputará pela primeira vez uma eleição em Araçatuba, lançou pelo menos três metas a serem atingidas: arrecadação de doações totalizando R$ 60 mil até 31 de outubro; aprovação no processo seletivo de ao menos um pré-candidato ao Executivo; e aprovação também em seleção de pré-candidato ao Legislativo.
FICHA-LIMPA
Além de compartilhar dos seus princípios, a direção local do partido em Araçatuba estabeleceu como “perfil ideal” de seu candidato na cidade ser ficha-limpa; ter reputação ilibada, histórico admirável na vida pessoal e profissional, visão institucional, experiência em gestão, desenvolvido carreira profissional sólida e de sucesso; apresentar sólidos conhecimentos e experiência para lidar com fatores técnicos e de forte carga emocional; possuir capacidade de autofinanciamento para a cam e saber lidar com o público e a mídia.
O Partido Novo foi fundado em 2011. A primeira eleição de que participou foi em 2016, conseguindo eleger um vereador em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. No ano passado, elegeu oito deputados federais, onze estaduais, uma deputada distrital e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

 

Comment here