AraçatubaCidades

Escola SEB Thathi realiza Feciarte e expõe trabalhos de alunos sobre povos indígenas

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA
A escola SEB Thathi realiza neste sábado, dia 5, mais uma edição do Feciarte SEB, evento que visa estimular os alunos ao trabalho de pesquisa para a montagem de projetos direcionados por um tema central. Por ser uma escola associada à Unesco, a Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura, o tema do Feciarte deste ano é o de Línguas Indígenas, que é o mesmo da Organização em 2019.
De acordo com o diretor do SEB Thathi, André Cefali, todos os anos a escola utiliza o mesmo tema da Uneco como base para os projetos pedagógicos. “A Unesco diz que das 350 línguas existentes no mundo, pelo menos 40 são extintas todo ano. Então a intenção é proporcionar uma reflexão em cima desta questão cultural. Desde o início do ano a escola vem desenvolvendo com os alunos projetos que conversam com o tema e a Feciarte é uma mostra de tudo que nós estamos produzindo durante o ano”, afirmou o diretor.
Segundo André Cefali, participam da Feciarte alunos que vão desde a educação infantil até o 2º ano do ensino médio. Ao todo, quase 800 alunos estão envolvidos na feira, que estará aberta ao público das 8h às 15h, neste sábado, para que todos possam apreciar os trabalhos e aprender mais sobre a cultura indígena.
O visitante que comparecer ao SEB Thathi, neste sábado, poderá conferir trabalhos que vão desde a cultura indígena, como danças típicas e linguagens, até formas de sobrevivência como caça, pesca, construção de ocas, dentre outras questões envolvendo a vida dos índios.
Durante a Feciarte também será inaugurado o mais novo laboratório do SEB Thathi. Conhecido como Lab Maker, o espaço será utilizado para desenvolver a aprendizagem criativa dos alunos e conta com equipamentos como cortadora a laser, ferramentas, impressoras 3D, dentre outras coisas. “Neste espaço os alunos poderão construir maquetes, protótipos, tudo relacionado a algum projeto pedagógico, que esteja no currículo. Tem um conjunto de ferramentas grande para que eles possam dar asa às suas imaginações”, completou o diretor André Cefali.
Escola oferece concurso de bolsas
Além do Feciarte, neste sábado, dia 5, acontecem as provas do concurso de bolsas de estudo do SEB Thathi.
Os alunos interessados podem fazer a inscrição através do site da instituição de ensino (escolaseb.com.br/thathi) até às 23h59 de desta sexta-feira (4).
Os inscritos devem comparecer neste sábado à escola, que fica na Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, 75, até às 8h para a realização da prova.
Conforme o número de acertos, será estipulada a porcentagem da bolsa de estudos a ser oferecida. Outras informações podem ser obtidas pela secretaria do SEB Thathi, através do telefone (18) 3636-3600.

 

Comment here