Home Cidades Araçatuba Unip vai promover a solidariedade na Semana da Saúde

Unip vai promover a solidariedade na Semana da Saúde

11 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

As atividades de extensão são importantes ações pedagógicas que promovem e auxiliam a união da teoria com a prática, aproximando in loco o acadêmico com a realidade onde a universidade está inserida e, ao mesmo tempo, ampliando a rede de relacionamentos e de parcerias. Com esta visão, a Unip (Universidade Paulista), participará da Semana da Saúde em parceria com o Araçatuba Shopping, no período de 30 de setembro a 5 de outubro de 2019, no período das 17h às 21h.
Segundo o diretor da Unip Araçatuba, professor Hélio Negri, estarão presentes os cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia do campus de Araçatuba, além de outros parceiros importantes.
De acoirdo com o diretor, os objetivos são: proporcionar ao aluno da área da saúde a possibilidade prática de vivenciar conteúdos conceituais trabalhados teoricamente em sala de aula, procedimentais e de atitude acerca da Promoção da Saúde;
dar oportunidade aos cursos de planejarem em conjunto e implementarem projetos extra-muros de atendimento ao indivíduo/grupo populacional alicerçados em modelo de responsabilidade, ética e eficiência; estruturar e validar propostas teórico-operacionais de promoção da saúde em grupos populacionais diversos do município de Araçatuba, dividindo funções, motivando a interação positiva entre coordenadores, professores e acadêmicos; e interagir com a comunidade, através de parcerias consistentes e eventos ligados à área da saúde, como o “Seminário Doando Vida”, organizado pela BPW (Business and Professional Women) em parceria com a Comissão de Transplantes da Santa Casa de Araçatuba e apoio institucional da UNIP; “3º Simpósio sobre Ronco e Apnéia do Sono”, realizado através do Instituto do Sono de Araçatuba e apoio da APM (Associação Paulista de Medicina).

CURSOS & SERVIÇOS
Biomedicina + Farmácia
Aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar
Ciências Biológicas
“Museu Charles R. Darwin” (criado em homenagem ao naturalista, geólogo e biólogo britânico) organizado e mantido pelo curso de Ciências Biológicas, sob a responsabilidade da coordenadora, Profª Mara Lúcia Azevedo e a participação de professores e acadêmicos.
Enfoque da mostra: orientação sobre escorpiões, prevenção e atitudes positivas.
Enfermagem
Dentro da programação do “Outubro Rosa”, o curso de Enfermagem desenvolverá ações básicas sobre Câncer de Mama e Câncer de Colo Uterino, orientando sobre tipos de câncer, causas, fatores de risco, tratamentos e, sobretudo, exames e procedimentos preventivos para evitá-los.
Fisioterapia
Através da Clínica de Fisioterapia da universidade (na qual o curso de Fisio atende gratuitamente à comunidade), alunos e profissionais que atuam na área vão desenvolver uma série de atividades relacionadas ao Circuito do Equilíbrio. Tratam-se de exercícios funcionais que podem ajudar na prevenção de lesões, na aquisição de uma consciência corporal, melhoria do equilíbrio e na recuperação de lesões.
Nutrição
A equipe de nutricionistas e alunos do curso da UNIP, Campus de Araçatuba, leva para a Semana da Saúde do Araçatuba Shopping a aferição do peso corporal, da estatura e cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), além de dicas para uma alimentação saudável, fundamental para o equilíbrio orgânico. Segundo especialistas uma alimentação saudável proporciona uma série de benefícios para as pessoas, contribui para a melhora no sistema imunológico, na qualidade de sono, no equilíbrio intestinal, no humor, na capacidade de concentração, entre outros benefícios.
Psicologia
ABRAÇO GRÁTIS
Os alunos de Psicologia serão responsáveis pelo acolhimento aos frequentadores da Semana da Saúde, realizando atividades “Abraço Grátis & Saúde Mental”, que ocorrem em ações extra-muros e são baseadas nas propostas da Política Nacional de Humanização em Saúde, Atenção Psicossocial e fortalecimento de vínculos e compõem o conjunto de intervenções realizadas nas ações e ensino em serviço nos CAPS, UBS e NASFs na região.

PARCEIROS
Parceiros importantes também estarão presentes no evento, ampliando o leque de informações e serviços na Semana da Saúde. A BPW de Araçatuba estará à disposição dos interessados para responder questões relacionadas à doação de órgãos, considerado um ato de consciência e amor ao próximo.
O Instituto do Sono, com o apoio da APM (Associação Paulista de Medicina) e outros parceiros realizará no dia 12 de outubro, na sede da APM, Regional de Araçatuba, o 3º Simpósio sobre Ronco e Apnéia do Sono (um evento multidisciplinar no campo do sono, neste ano oferecido apenas a graduados das áreas da saúde). Os temas também serão abordados durante a Semana do Araçatuba Shopping, com as presenças do cirurgião-dentista Antônio Fagnani (coordenador do evento) e do médico Antônio Mendes Fontanelli.
Outra presença de destaque na Semana da Saúde, o ATAMOR realiza vários trabalhos dentro do CTO (Centro de Tratamento Oncológico da Santa Casa), ajudando as pessoas em tratamento a terem um conforto a mais. Ícaro Morales (o fundador do grupo) e outros voluntários trabalham bastante para que os projetos sejam realizados, como a distribuição de lanches semanais para ajudar a estadia dos pacientes do SUS, que estão tomando a quimioterapia e recebendo a radioterapia. Outra equipe está ligada a animação e entretenimento dos pacientes, nas quais eles próprios confeccionam e utilizam fantasias e caracterizações lúdicas. O ATAMOR tem realizado diversas ações de solidariedade, dentre elas a distribuição de perucas inspiradas em princesas da Disney e os gorros, em personagens de quadrinhos e desenhos. Todos os acessórios são feitos com lã, doados por voluntários e membros do grupo.


Compartilhe esta notícia!